Em 18 de abril de 1870 (3ª pág.)

Author picture

Publicação – Recebemos e agradecemos um excellente volume intitulado – “O imposto de consumo” – que seu auctor o sr. Jacintho Augusto de Sant`Anna e Vasconcellos acaba de publicar e que teve a extrema condescendencia de offerecer um exemplar a esta redacção.
Como se pôde ver da epigraphe enunciada, o auctor, depois de expor com a maior claresa e profundo conhecimento da materia os diversos systemas de impostos adoptados em todas as nações, mais circumntanciada e detidamente se ocupa do imposto do consumo, apresentando dados estatísticos, e preciosos documentos que muito esclarecem o assumpto.
É um livro digno de lêr-se.

Assassinato – Na tarde de quarta-feira última foi assassinado na freguezia de Perre. Manuel Martins Ruivo por Rosa Martins Coca, e marido Manuel da Cunha, todos da mesma freguezia.
O crime, segundo somos informados, foi perpetrado com toda a crueldade e mavadez, porque foi premeditado e commetido a sangue frio.
Os rés, sabendo as horas a que o assassinado passava em determinado loca, esperaram-n´o, e apenas o infeliz appareceu foi agarrado por Manuel da Cunha, e a mulher d`este aproveitando-se d`esta circumstância esfaqueou-o deshumanamente, fugindo em seguida.
Aos gritos do ferido accudiu o regedor da parochia, que depois de lhe prestar os socorros que pôde, tractou de perseguir os criminosos, que conseguiu agarrar, remettendo-os immediatamente para a auctoridade competente.
O ferido sucumbiu passadas horasaos ferimentos mortaes que recebera.
Dão-se como causas d`este inaudito attentado, segundo uns uma pendencia havida ha cerca de um anno, entre os assassinos e a sua victima, por causa da divisão de umas aguas, e segundo outros por questão de ciumes.
(…)

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.