A Junta de freguesia de Montaria foi palco de um encontro de interesse para a freguesia, no passado dia 13, realizado na sua sede, o qual recebeu o apoio do executivo.
Promovido pela Câmara de Viana do Castelo e representada por jovens da “Dinamo 10”, contando também com a presença do presidente da Junta, Carlos Pires, que usando da palavra também ouviu atentamente as preocupações dos habitantes e as propostas das mais-valias que podem e devem ser implementadas na freguesia, de forma a dinamizar e promover esta aldeia serrana de usos e costumes seculares.
Os moradores, cientes de que existe uma desertificação e abandono da terra que os viu nascer, reconhecem que é necessário fazer algo que possa fixar as populações a esta localidade, sendo uma das mais-valias o turismo, entre outras.
Para tal, é necessário criar as infraestruturas para cativar os vindouros, promovendo atividades regionais e gastronómicas, de modo a desenvolver razões que incentivem a quem nos visita e atrair investimentos…
A beleza natural e os apetos paisagísticos são já uma mais-valia, mas muito mais deverá ser feito e oportunamente noutros encontros será estudado e verificado a sua viabilidade.
Bem-haja pois, que se vá vislumbrando algo de bom para combater a desertificação. Devido ao avançar da idade de alguns moradores e a falta de meios para cativar as populações à “terra que os viu nascer” muitos abandonam a Montaria e procuram outras terras mais próximas das regiões onde existem mais postos de trabalho.