Escolas desativadas na nossa Freguesia

A escola do Monte Froio, localizada na Rua da Escola, foi encerrada e os alunos transferidos, à semelhança do que aconteceu aquando do encerramento do Jardim Infantil na antiga escola do Calvário, onde a maioria das pessoas com mais de 70 anos estudou.
Vemos que agora as pessoas queixam-se do que está a acontecer.

Queria lembrar o seguinte, as obras, as benfeitorias não aparecem por acaso é preciso lutar por elas.

Recordo que antes do 25 de Abril, Vila Fria era uma freguesia com muitas carências de infraestruturas, instalações escolares deficientes, vias de comunicação intransitáveis para qualquer tipo de veículos, exceto os de tração animal, falta de apoio médico, de transportes, de apoio sanitário, de energia elétrica, de água ao domicílio, as necessidades básicas não existiam e a igreja ameaçava ruir.

Com o 25 de Abril, a população mobilizou-se para que esta situação fosse invertida. Assim conjuntamente com mais quatro elementos, já todos falecidos, fizemos parte da Comissão Administrativa, que geria os destinos da freguesia em substituição da Junta de Freguesia que tinha sido extinta.

Foi um trabalho árduo, com muita motivação, dedicação e amor pela nossa terra Vila Fria, para colmatar estas necessidades básicas, mas imprescindíveis.

Iniciou-se um trabalho hercúleo em prol da comunidade vilafrienses, com o contacto porta a porta com a população, para a colaboração e a participação nas diversas iniciativas.

Assim realizaram-se inúmeras obras, destacamos: ampliação da escola do Monte Froio, agora encerrada, de uma para quatro salas, construção de um edifício para posto médico, calcetar muitos caminhos que ficaram transitáveis e muitos outros melhoramentos que as pessoas mais idosas recordarão com certeza, é evidente que deixamos e os que nos sucederam continuaram todo este legado às novas gerações, isto é, quando chegaram a adultos encontraram quase tudo feito e adormeceram, esquecendo-se que não há bem que sempre dure.

Vemos agora que a população está apreensiva com estas deslocalizações, do posto médico, do jardim infantil, da escola primária, da cantina, etc.

Se refletirmos e nos questionarmos poderemos perguntar, qual a nossa participação cívica na sociedade.

Sei do que falo, pois há 40 anos que colaboro na paróquia de São Martinho de Vila Fria, para que tenhamos uma igreja condigna, uma capela mortuária onde podemos velar os nossos entes queridos, com sala anexa para os familiares, instalações sanitárias excelentes, salas de apoio à igreja, adro condigno, e também sabemos que quando fazemos apelo para que participem e nos ajudem, muitos não nos ouvem, felizmente também há o contrário.

Destaco e congratulo-me porque recentemente um grupo de vilafrienses tomou a iniciativa de intervir na igreja e anexos, assim como em todas as cruzes da avenida, gratuitamente e a expensas suas. Bem-haja.

Recordamos que a nossa Avenida está a necessitar de intervenção, apelamos à Junta de Freguesia, pois trata-se do nosso centro cívico que merece estar esmerado e cuidado, assim como a necessidade de ativar o repuxo de água da taça localizada junto à entrada do adro da igreja, pelo menos no final das missas ao fim de semana e nos dias festivos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.