O Atelier de Cerâmica, integrado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, inaugurou esta mostra no passado dia 15. A mesma vai estar patente até 15 de março próximo.
São cinco as artistas que fazem parte desta exposição: Idalina Sobreiro, Claire Maca, Grácia Cordeiro, Jane Sevelinge e Brigitte.
Trata-se de uma exposição que se realiza bianualmente. Grácia Cordeiro, uma das criadoras, refere que, nesta, se apresenta o que de mais representativo se cria ao longo dos dois anos de aprendizagem. “Somos cinco artistas que juntamos o conhecimento na área, a técnica, as experiências e o mesmo gosto nas obras”, refere Grácia Cordeiro.
Cada uma das peças é acompanhada de uma descrição da sua razão de ser. Idalina Sobreiro explica a obra que mais lhe deu gosto fazer, denominada “Quimera”, que apresenta. Basicamente, atirei o barro ao chão, de um lado e de outro e ficou assim. Depois, olhei e pensei que, daí, podia fazer qualquer coisa. Com expressões diferentes, fiz três caras em cada lado. Engraçado, agora, é ver cada visitante a interpretar as feições. Foi a mais especial, porque da técnica até a criação leva muito espaço. Mas quando estou inspirada, faço tudo muito rápido”, afirma.
Observámos com prazer. Assim, não poderemos deixar de afirmar que gostamos e recomendamos.