Dando continuidade à sua estratégia de desenvolvimento de públicos e qualificação dos profissionais do setor da cultura, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai iniciar o novo ano com a formação “Acesso à participação cultural: uma visão integrada”, orientada por Maria Vlachou. A sessão está agendada para o dia 8 de janeiro (sábado), é gratuita e decorrerá exclusivamente em formato digital.
A iniciativa destina-se a profissionais do setor da cultura e da educação, mas alarga-se ao público em geral. O objetivo consiste em capacitar os participantes de conhecimentos técnicos e ferramentas orientadas em estratégias de mediação e comunicação com os públicos.
À medida que o setor cultural se torna mais consciente da necessidade de ir além de uma ideia de democratização da cultura e das suas responsabilidades na construção da democracia cultural, torna-se também necessário refletir de forma concreta sobre as barreiras à participação dos públicos e de planear ações concretas para as ultrapassar.
A formação terá a duração de 6 horas (10h00-13h00, 14h00-17h00) e a certificação será outorgada pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira. A participação é gratuita e limitada, mas encontra-se sujeita a inscrição até ao dia 6 de janeiro.
De referir que nos meses de fevereiro e março estão programadas duas sessões, dedicadas às áreas da mediação cultural e da transmedia e do storytelling.
A iniciativa é promovida no âmbito da candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo” (2020 – 2021 – Apoio Sustentado – Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / DG-ARTES Direção-Geral das Artes.