Carreço a 15 de agosto de cada ano festeja a sua padroeira Nossa Senhora da Graça, uns anos com mais brilho, outros com menos, mas sempre o faz com muita fé.
A comissão de festas deste ano foi eleita nos termos tradicionais em devido tempo e veio por termo a comissões de recurso organizadas em cima do acontecimento, ou muito próximo dele, as quais tratavam principalmente da parte religiosa da festa.
A presente comissão da Festa da Senhora da Graça presidida pelo senhor Carlos Miguelote cedo começou a trabalhar, reunindo com frequência, imediatamente passou ao trabalho, quer cantando as janeiras pelos quatro lugares da freguesia, quer realizando os convívios gastronómicos na sede da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço. Convívios esses muito do agrado dos carrecenses.
Quando tudo corria na perfeição deu-se como sabemos a crise pandémica de Covid-19. A partir desse momento, para bem da nossa saúde, todos passamos a viver confinados com limitações e regras que impediram a realização de muitos eventos, entre eles como não podia deixar de ser está a festa da padroeira de Carreço. Perante tal facto, a comissão da festa da Senhora da Graça decidiu cancelar a festa deste ano devido à pandemia de Covid-19, com a garantia de que a mesma comissão vai realizar a festa em 2021.
Entretanto para este ano a comissão está a estudar a possibilidade de elaborar um programa religioso de acordo com as regras em vigor emanadas pela Direção Geral de Saúde, programa esse que abranja todos os atos religiosos habituais da festa, a realizar no âmbito do contexto em que vivemos. Resta-nos desejar à comissão da festa da Senhora da Graça que mantenha o mesmo dinamismo com que trabalhou até aqui e empregue o mesmo nos festejos religiosos previstos para este ano.