O abrandamento das medidas restritivas que impediram, durante os últimos dois anos, a realização das tradicionais festas, permite agora a retoma das celebrações festivas, tão características no Alto Minho.
A Comissão de Festas de N.ª S.ª do Castro e do Sr. dos Milagres eleita em 2020 e a comunidade deocristense vão finalmente realizar estas festividades de acordo com as tradições, com um programa rico e variado, de 22 a 25 de abril, com o maior dia festivo no domingo 25 – domingo de pascoela – dia da celebação em honra da Senhora do Crasto.
O povo de Deocriste saberá receber os inúmeros visitantes e romeiros no alto do monte de N.ª S.ª do Crasto, de onde se pode vislumbrar um magnifico panorama sobre o vale do Lima e a cidade de Viana do Castelo, e partilhar com alegria e segurança.
No dia 22 de abril, iniciam-se as festividades, com alvorada festiva, às 07h30. E uma hora depois entram as amplificações sonoras da Casa Gomes, de Mujães, que transmitirão música gravada durante o dia. Pelas 19h30, haverá missa do legado.
No dia seguinte, às 8h, celebra-se uma missa por todos os emigrantes e por todos os que contribuíram com donativos. E meia hora depois, o grupo de Bombos da Associação Cultural e Recreativa de Deocriste percorre a freguesia.
Às 20h30, haverá procissão de velas em direção à Capela de Nossa Senhora do Castro. O arraial noturno, abrilhantado pela orquestra Sirilanka inicia-se às 22h. E às 00h, acontece a sessão de fogo de artifício.
No dia 24, a missa solene na capela de Nossa Senhora do Castro acontece às 10h30. E de tarde, a partir das 15h30, decorrerá o sermão e a procissão. Pelas 21h30, haverá o encontro de concertinas da Escola Amândio Amorim. E às 23h, atuação do DJ Pedro Pena.
No dia 25 de abril, 10h, missa cantada pelo Grupo Coral de Deocriste em honra de Nosso Senhor dos Milagres, na capela de Nossa Senhora do Crasto. Pelas 16h30, sermão e procissão em honra de Nosso Senhor dos Milagres. Às 17h30, entrada do grupo OPSOM. As festividades encerram às 20h, com sessão de fogo de artifício.