Festa de São Brás

Só a partir de meados do século XII as paróquias no contexto da história do cristianismo, e após a evangelização cristã, começaram a ter titular e padroeiro próprio. 

Assim, foi escolhido para titular e padroeiro de Serreleis, o apóstolo S. Pedro. E desde 2012, S. Paulo é também nosso padroeiro, sendo parte integrante nas festas e romarias de Serreleis e agora da União de Freguesias. 

A Capela de São Brás, fundada em 1750, nesta freguesia, concretamente na estrada N202 acolheu a festividade em sua honra, no domingo, dia 05 de fevereiro. 

Esta capela têm como padroeiro S. Brás, mas têm também outras imagens relevantes, como por exemplo, o S. Roque. 

Aliás, S. Roque têm também muitos peregrinos, que vêm de longe para pagarem as promessas, inclusive um santamartense, numa hora de aflição, pediu ajuda divina a S. Roque. Ao que tudo indica aquele ouviu as preces, e em forma de gratidão ofereceu ao santo um cordão de ouro que estava na sua família. Este ato simbólico foi divulgado nestes dias de festa. 

Este ano, a festa decorreu com bom tempo, apesar do frio. Assistiram muitas pessoas à cerimónia religiosa e a magnífica procissão foi muito bem organizada, por todos aqueles que pertencem às muitas atividades religiosas desta paróquia. 

No final, o nosso reitor, padre Tiago Rodrigues, fez os respetivos agradecimentos a todos os que se associaram a este evento religioso. Não esquecendo a Fábrica da Igreja como é óbvio, que teve um papel importante. Mas também os muitos amigos desta terra que fizeram questão de visitar a tasca ao lado da capela. 

Ao mesmo tempo, outros levaram para casa o prato preferido, o cabrito. Esta é mais uma forma de conseguir dinheiro para custear esta festa tão bonita.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.