De 02 a 06 de agosto realiza-se a Festa em Honra de Nossa Senhora das Neves, aquela que é a considerada a segunda maior romaria do Minho. O evento decorrerá, como habitualmente, no Largo das Neves, Vila de Punhe, Viana do Castelo.
Aproxima-se a passos largos a romaria que é festejada no Largo das Neves, local comum a três freguesias: Vila de Punhe, Barroselas e Mujães. Esta festa teve início no dia 02 de abril, com a conhecida cerimónia do hastear da Bandeira da festa no Largo da Nossa Senhora das Neves.
No dia 02 de agosto, «Neves veste de branco» é a atividade que levará os conterrâneos a decorar o Largo das Neves, numa preparação para a «Noite Branca», que começa às 23h com a atuação dos DJ’s «P*ta da Loucura», um projeto de Rubim e Quimbé, que promete muita diversão e animação até de madrugada.
Os Anjos são os artistas convidados a atuar no dia 03 de agosto. Os irmãos Nelson e Sérgio Rosado trazem à festa o seu mais recente álbum «Longe», num concerto que será certamente memorável.
No dia seguinte, é a vez da atuação das bandas de música de Barroselas e Famalicão, e do espetáculo de fogo de água «Águas Dançantes», terminando o dia com a conceção dos tapetes floridos.
O dia 05 de agosto, o dia mais importante da festa, recebe a habitual procissão solene que termina com uma missa campal em frente à Capela de Nossa Senhora das Neves. Da parte de tarde acontece o Auto da Floripes, o ponto alto da programação desta romaria e um ex-libris da cultura popular portuguesa. Esta peça de teatro popular, representa-se todos os anos a 05 de agosto pelas 17h. Os atores são habitantes das freguesias que de ano para ano, tem conseguido manter viva esta tradição. Trata-se de um teatro que se centra na luta entre mouros e cristãos, acabando por sair vitoriosos estes últimos. À noite, pelas 21h30, acontece o Festival Internacional de Folclore.
No dia 06 de agosto, último dia das festividades, a data é dedicada aos emigrantes e às crianças. Às 09h30 há uma missa pelo emigrante na Capela de Nossa Senhora das Neves e às 14h começa a festa da Criança, no Largo das Neves, com insufláveis, pinturas faciais, tiro ao arco, slake line, jogos tradicionais, workshops, a hora do conto e outras surpresas.
Na elaboração do programa não foram esquecidas as pessoas mais velhas, com aulas de ginástica para idosos e encontros de diferentes instituições seniores locais, que também foram convidadas para estarem presentes nesta festa. Por isso mesmo, o programa começa dia 02 de agosto com atividades dedicadas a este público.