Festas atingiram elevado brilho e afluência de público

A 62.ª edição das Festas da Meadela, no atual modelo, que tiveram lugar de 02 a 04 de agosto, atingiram elevado brilho e uma forte afluência de público nos vários números das Festas.

A edição das festas 2019 atingiram o brilho dos anos anteriores e em ano de temperaturas amenas «ao contrário do ano anterior» em que o fogo de artifício foi proibido foi possível efetuar o lançamento do fogo, sempre apreciado pelos amantes deste espetáculo. No final de cada sessão foi aplaudida a qualidade do espetáculo pirotécnico apresentado pela conceituada Pirotecnia “IVO FERNANDES” de Lanhelas.

Na sexta-feira, pelas 10 horas, a “visita à cidade” da Comissão de Festas acompanhada de um elevado número de mordomas trajadas a rigor, com a Banda Musical de Vila Nova de Anha, os bombos da Ronda Típica de Carreço e Comissão de Festas, para os cumprimentos às “Entidades Civis e Eclesiásticas”. Este constituiu mais uma afirmação da nossa identidade cultural, numa jornada de alegria divulgação do nosso belíssimo traje à vianesa.

No sábado, o “Cortejo Meadela 2019” foi um repositório das tradições, usos e costumes de uma freguesia outrora iminentemente rural e hoje citadina, devendo ser salientado o rigor da conceção de cada quadro, representativo das várias tradições que nos foram legadas pelos nossos antepassados, destacando-se ainda a alegria dos seus figurantes.

O desfile tinha 11 carros, os seis grupos folclóricos que à noite atuaram no festival, os tradicionais cabeçudos e grupos de bombos, fechando o cortejo o Grupo de Gaitas da Fundação do Maestro José Pedro. Foi um transbordar de alegria pelo muito público que acorreu ao longo do percurso do cortejo.

À noite realizou-se o desfile dos Grupos Folclórico a caminho do “60.º festival nacional da Meadela e 15.º Luso Galaico”, encerrando com a atuação da Ronda Típica da Meadela, que terminou, como sempre, em apoteose com o “Vira Geral” para o qual, como sempre acontece nos Festivais no Minho, foi convidado o público a subir ao palco e juntar-se à Ronda, dançando o Vira Geral, com uma alegria esfusiante, terminando assim em alegria mais um Festival, este ano com caráter internacional, com a presença de grupos de Portugal, Brasil e Espanha.

Depois da monumental sessão de fogo de artifício pelas 24horas, muito aplaudida, seguiu-se madrugada dentro a atuação dos DJ’s que animaram a juventude, dançando e divertindo-se.

No domingo, o realce vai para o ponto mais alto das festas, a celebração da “Missa Solene em honra da Padroeira” presidida pelo pároco monsenhor Manuel José Vilar e concelebrada pelo padre Fábio Carvalho, capelão do Hospital de Santa Luzia», a quem coube fazer a homilia «Sermão de Santa Cristina».

Na tarde de domingo, às 17 horas, saiu a “Majestosa Procissão de Santa Cristina”, cujos quadros Bíblicos privilegiaram as efemérides que estamos a viver ou seja a Canonização de S. Bartolomeu dos Mártires, os 125 anos do Apostolado da Oração na Paróquia da Meadela, a Canonização de S. Bartolomeu dos Mártires e os 40 anos da Diocese, que percorreu as principais ruas da Meadela, presenciada como sempre com muito respeito por muita gente ao longo de todo o percurso.

À noite, as Bandas de Música dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e de Vila Nova de Anha, no Adro Paroquial, ofereceram à vasta e sempre entusiasta assistência, um concerto em forma de despique musical, que terminou pelas 24h, com a sempre esperada despedida feita pelas duas Bandas em simultâneo, ao som do belíssimo poema de Pedro Homem de Melo, «Havemos de Ir Viana».

Seguiu-se o aguardado espetáculo de fogo de artifício, lançado do adro da Capelinha de Santo Amaro e da zona contígua ao arraial Interassociativo, terminando com a legenda em fogo de artifício “MEADELA ÉS UM ENCANTO” terminado assim em apoteose e alegria a edição 62 das festas da Meadela, em honra da sua padroeira Santa Cristina.

A terminar de registar neste trabalho a beleza e arte dos arranjos florais da igreja paroquial que no corrente ano foram subordinados ao tema “Flores do Mundo” sendo representados todos os cinco continentes, com arranjos de flores naturais.

Parabéns à Comissão de Festas, paróquia e todos aqueles que participaram nos vários números das festas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.