Decorreram no passado fim de semana, entre a quinta-feira, dia 22, e o dia 25, domingo, as Festas de Vila Nova de Anha possíveis, devido às condições de saúde pública que continuamos a viver.
Foram umas festas essencialmente religiosas, vividas apenas na participação dos anhenses nas cerimónias que decorreram na igreja, não faltando a participação dos lugares habituais com os seus andores mais significativos nas nossas festividades, o de N.ª Sr.ª de Fátima, o de São José, o de St.º António e o do padroeiro, São Tiago.
A igreja matriz foi embelezada como se as festas decorressem como habitualmente, onde o primor e a chieira de cada responsável do embelezamento dos altares, desde o altar-mor aos laterais, foram aprimorados por gente com amor aos seus santos de devoção e à sua igreja.
As missas de sábado, em honra de St.º António e a de domingo, em honra de São Tiago, foram transmitidas pelas redes sociais pela VIANA TV .
INAUGURAÇÃO DA PISCINA DO CENTRO SOCIAL PAROQUIAL
No passado dia 25 de julho de 2021, dia do padroeiro São Tiago, após a missa da festa como é de tradição, embora este ano tal como no transato as cerimónias tenham sido contidas e a festa limitou-se apenas às celebrações religiosas, mas mesmo assim com muita dignidade, foi o dia lembrado como o maior das Festas de Vila Nova de Anha.
Finda a missa, os paroquianos e convidados dirigiram-se para junto da piscina onde se iria proceder à bênção e à sua inauguração.
Esta cerimónia contou com a presença das várias representações das Associações de Vila Nova de Anha, Direção do Centro Social, muitos anhenses e amigos.
Procedeu à bênção destas instalações, o pároco e presidente do CSP, padre dr. Alfredo Domingues. Foram as mesmas, inauguradas com o descerramento das placas evocativas do ato pelo Sr. presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng.º José Maria Costa, bem como pelo Eng.º. Carlos Duarte, que foi vogal executivo do ON2-Novo Norte_QREN, juntamente com o presidente da Junta, Filipe Silva.
Mais uma obra que ficará a perpetuar o desenvolvimento presente e o futuro de Vila Nova de Anha, e, lembrará sempre a iniciativa tomada em tempos pelo falecido presidente da Instituição e pároco, padre dr. Alípio da Silva Lima.