O ano de 2019 marca o regresso das festas de Santo António de Afife, depois de um interregno de uma década. A festa acontece em julho e será a festas de Santo António e da Padroeira da freguesia, Santa Cristina.
A festa sempre se pautou como a maior das festas da freguesia e que surgiu a partir da requalificação do monte, que teve como grande impulsionador o afifense Tomás Pinto.
Agora surge uma comissão que vai fazer ressurgir as festas da freguesia, que há mais de 40 anos passaram a ser em julho, para assim fugir ao tempo instável de junho e que muitas vezes a chuva inviabilizava a realização do programa. Agora e para que a festa pudesse voltar a acontecer em julho, foi necessário juntar a padroeira, para que o clero pudesse aprovar as festas neste mês, já que o Santo António é em junho.
Neste momento já há uma comissão, que tem reunido para definir os parâmetros da festa e que é composta pelos seguintes elemento: presidente, Manuel Sousa; vice-presidente, Fernando Jorge Jesus; tesoureiro, Jose Luís Cruz e secretário, Duarte Jorge de Oliveira. Os vogais são Antero Ferreira, João Oliverira, Manuel Casado, Manuel Domingos, Manuel Torres, Eduardo, Bruno Torres, Sonia Torres, Maria Amorim Torres, Domingos Fontaínhas, Ernesto Garrido, Arménio, Paula Alves, Manuel Rodrigues e Eduardo Rego.