O Auto da Floripes foi representado, no passado dia 30 de junho, na Praça da República da cidade de Tavira. Para tal, uma comitiva de 50 pessoas, composta por comediantes e por 19 músicos da Associação Musical de Vila Nova de Anha, rumou ao Algarve para apresentar a relíquia do teatro popular português.
O numeroso público que se juntou nas bancadas do anfiteatro, mas também em todo o redor, apreciou, divertiu-se e aplaudiu as também apelidadas Comédias das Neves. Numa região onde a história e o imaginário mouro estão bem presentes, o amor e a nobreza da princesa Floripes despertaram a curiosidade e encantaram. E se o Brutamontes e as lutas corpo a corpo puxaram muitas gargalhadas e aplausos, já os duelos entre Ferrabrás e Oliveiros e entre o Imperador Carlos Magno e o Almirante Balaão causaram admiração e fixaram a atenção dos presentes.
A secular peça de teatro de popular, que se insere no ciclo carolíngio, foi apresentada
em Pobla de Siero, em março, e agora na cidade pitoresca de Tavira. Esta realidade, permitiu que, na mesma temporada, o Auto Floripes encanta Tavira da Floripes fosse exibido em duas regiões simbólicas da reconquista cristã – Astúrias e Algarve. Para além disso, regressou-se ao Algarve, 40 anos depois da presença em Silves (1978).