A autarquia de Vila de Punhe assumiu os esforços necessários para dotar a Freguesia de um novo edifício capaz de transmitir à população afazeres de outrora. Assim, estão a decorrer trabalhos de preparação para a construção de um forno comunitário.
Localizado no Largo do Bonfim, lugar de Arques, o edifício, agora adquirido, foi, em tempos, um moinho de água. Reconverte-lo num forno comunitário, onde virá a ser possível cozer pão, torná-lo-á em mais um equipamento a acentuar o desenvolvimento turístico, social, recreativo e cultural da freguesia de Vila de Punhe e do seu meio envolvente, o Vale do Neiva.
A azenha encontrava-se muito descaracterizada devido ao desuso e aos antigos trabalhos de manutenção que a levaram a perder a traça que a identificava enquanto moinho. Os presentes trabalhos no edifício abrangem a execução de uma nova cobertura em telha cerâmica de barro vermelho, a substituição das caixilharias em alumínio por portadas em madeira, a alteração do revestimento das paredes exteriores e interiores, a colocação do forno e lareira e a requalificação do espaço envolvente com espaços ajardinados bem como, colocação de mesas e bancos.
O facto da Junta de Freguesia ter assumido mais este projeto deve-se à ausência, nas proximidades, de um forno comunitário o que, certamente, proporcionará mais um local disponível para encontros, convívios e confraternização ao dispor da comunidade. Esta nova oferta vem, também, alargar a área de lazer do parque do Bonfim, pois estes espaços confinam entre si e se complementam no que oferecem aos visitantes.
Adão Lima