Fronteiras com Espanha permanecem encerradas até 15 de maio

O ministro da Administração Interna anunciou, ontem, que as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha permanecem encerradas até ao próximo dia 15 de maio.

“Em coordenação com o Governo de Espanha aprovamos a prorrogação por mais um mês, até 15 de maio, dos controlos de fronteiras e da limitação a nove pontos de passagem exclusivos na nossa fronteira terrestre com Espanha”, explicou Eduardo Cabrita, na conferência de imprensa realizada após a sétima reunião da estrutura de monitorização do estado de emergência.

O ministro acentuou também o “inexcedível civismo” com que os portugueses, “de forma tão generalizada, cumpriram as recomendações das autoridades de saúde e das forças de segurança”.

Eduardo Cabrita referiu que, “neste segundo período de estado de emergência”, há um total acumulado de “126 detenções, 28 por violação de obrigação de confinamento, que são os casos mais graves, 59 por violação do dever geral de recolhimento, oito por tentativa de violação das regras de passagem para fora do concelho de residência sem justificação, 11 por manutenção de estabelecimentos abertos, sete por resistência às autoridades e 11 por violação das regras da cerca sanitária de Ovar”.

O ministro considerou também essencial a avaliação que vai ser feita esta semana pelos epidemiologistas, sublinhando que “é fundamental prosseguir este esforço” e participar no debate europeu que está em curso para uma estratégia gradual e coordenada de retorno de algumas atividades económicas.

“Qualquer gradual retorno de atividades exige que se tenha um grande respeito pelas obrigações de distanciamento social, proteção dos mais vulnerais, e de que se deem passos sustentados no país e interligação com todos os países à escala europeia”, frisou.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.