O Grupo Etnográfico de Areosa homenageou, na sua sede, no passado dia 25 de fevereiro, a título póstumo, o seu sócio Eng.º Serafim Baganha. Estiveram presentes elevado número de elementos do GEA, familiares e amigos.
Aberta a sessão pelo presidente do GEA Alberto Rego, que se encontrava ladeado por Alexandrina Baganha, esposa do Serafim Baganha e pelo presidente do Rotary Clube de Viana, António Ramalho, saudou os presentes e agradeceu a presença de tantos amigos e representantes de tantas Instituições de que o homenageado fez parte que quiseram manifestar o seu testemunho ao Homem BOM, de carater solidário e altruísta que soube transmitir à família o amor que sentia pela cultura portuguesa e pelo GEA que sempre acompanhou.
Usaram da palavra para enaltecer as qualidades humanas de Serafim Baganha, Sara Baganha uma das filhas do homenageado, Luís Costa, presidente da Auto-Viação do Minho e da APPCDM, José Carvalhido da Ponte, em representação da Fundação da Caixa Agrícola, Carla Barbosa, diretora da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Flávio Cruz pelo GEA, padre Quintas, Alexandrina Baganha, esposa do homenageado, e por último a mãe de Serafim Baganha, Olívia Baganha. Todas as intervenções foram muito aplaudidas. A finalizar foi descerrada uma lápide atribuindo à sala onde decorreu a sessão “Sala Serafim Baganha”. A homenagem terminou, tal como começou, com um magnífico momento musical de cuja orquestra fazia parte a Ana Baganha, outra filha do homenageado.