Inauguração da requalificação do campo do Vila Fria 1980

Foi com enorme júbilo que a população da nossa freguesia compareceu no campo de jogos para a inauguração dos melhoramentos, nomeadamente a colocação de relvado sintético.
O dia 11 de julho de 2021 nunca ficará no esquecimento de toda a população de Vila Fria.
Este grande clube, que tive a honra de colaborar como primeiro tesoureiro, passou tempos muito difíceis até chegar aos dias de hoje. Foram inúmeros conterrâneos que se associaram e colaboraram para que o Vila Fria 1980, chegasse aos dias de hoje.

Quando pertenci à direção ainda o campo não estava vedado. Eram necessárias infraestruturas para que se pudessem realizar jogos de futebol com um mínimo de dignidade, os primeiros heróis, se assim podemos chamar, fizeram inúmeros sacrifícios para trazer o clube até aos nossos dias.

Gostaria de recordar o precursor do Clube, padre Alípio Torres, que recebeu uma taça, conjuntamente com Fernando Miranda, num torneio de futebol, organizado pelos Passionistas de Barroselas, nunca esqueceu o clube contribuído generosamente sempre que solicitado.

Os pioneiros de clube, entre outros, foram Manuel Vitorino, Azevedo, Torcato Pita, Manuel Augusto, António Coutinho, José Mota, Manuel do Geo, Jorge, Abílio, Augusto Caxinas e outros mais jovens que se seguiram, Vasco Branco, Joaquim Pereira, José Maria, Bartolomeu, Vítor Torres, Cerqueira, Lina Cerqueira e muitos outros até aos dias de hoje, não esquecendo o Mário, que durante muitos anos marcou o campo para a realização dos jogos, o Manuel Carones que fazia a manutenção do pavimento com o seu trator.
É de toda a justiça relembrar o treinador Fausto que, a expensas suas, dinamizou o futebol infantil com diversas equipas das camadas jovens. Fez um trabalho profícuo em prol dos nossos jovens.

É evidente que é humanamente impossível recordar as largas dezenas de dirigentes que ao longo de 40 anos serviram o clube com altruísmo, dedicação e muito amor por Vila Fria, a todos o meu profundo agradecimento por manterem este clube vivo do qual tive a honra e o privilégio de contribuir modestamente para que chegasse aos dias de hoje. É tempo de refletir, recordar os muitos que já partiram e que estarão muito felizes por termos contribuído para que chegasse até aos dias de hoje, e que este legado perdure ao longo de muitos anos. Será uma grande honra para os futuros dirigentes.

Muitos já não estão ente nós, mas onde quer que estejam sentir-se-ão muito felizes por finalmente terem este complexo desportivo que tanto ansiavam.

Para que tudo fosse possível, a parceria com a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e o Vila Fria 1980, foi vital para a concretização deste sonho.

O campo de jogos foi ampliado no seu comprimento para ter as medidas necessárias à realização de jogos do campeonato nacional, para o efeito João Fernando Pereira de Miranda, residente no lugar do Ribeiro, ofereceu graciosamente o terreno necessário.
Foi um dia de festa, estando presente o pároco padre Gaudêncio Gigante, que iniciou a celebração abençoando o complexo desportivo, o presidente da Junta Viana Barreto pediu um minuto de silêncio em memória de todos os benfeitores e sócios do clube que já partiram. Carlos Silva, presidente do Clube, agradeceu a colaboração e empenho de todos, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal, Eng.º José Maria Costa, os vereadores arquiteto Luís Nobre, e todo o executivo da Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia, o Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria, o grupo de Bombos os Amigos de Vila Fria e muito povo que se associou ao evento, jogadores, as camadas jovens que envergavam o equipamento do Vila Fria 1980.

O executivo da junta de freguesia ofereceu ao presidente da Câmara uma taça como prova de gratidão do Clube, seguindo-se um verde de honra para os presentes na sede da Junta.
O Eng.º José Maria Costa afirmou que era um dia de festa para o Clube que chegou até aos dias de hoje com grande vitalidade e que o piso sintético era uma prenda merecedora dos 40 anos do Vila Fria pela formação de muitos jovens, e dedicação da vida associativa.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.