Domingo, 15 de novembro foram inauguradas as obras de ampliação da capela de repouso desta freguesia, com a presença do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Engº José Maria Costa e do vereador, Arq. Luís Nobre e do pároco desta freguesia padre José Manuel Alves, que procedeu à bênção do imóvel requalificado.
Estas obras, promovidas pela Junta da União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela-Susã, visaram dotar a capela de repouso com casa de banho e uma pequena sala de apoio, para além do aumento do espaço de estacionamento de viaturas.
Mesmo tendo em conta o constrangimento devido ao surto epidémico que vivemos, o ato teve a presença da população deocristense, acautelando e cumprindo com as medidas de proteção individual e distanciamento social recomendadas pelo governo português.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Prosseguem nesta freguesia as obras da rede de fornecimento de água ao domicílio, com a colocação da tubagem nos diversos caminhos e ruas, obras estas a cargo da empresa vianense Boaventura & Boaventura Lda.
Como é natural, a realização destas obras provocam constrangimentos à população no acesso às suas residências, restando que a breve prazo será cumprido um anseio muito antigo do abastecimento público de água, esperando-se contudo que não passem muitos mais anos ainda, para ser realizado o saneamento básico, que tanta falta faz.
Dada a sua altitude não se verificou até agora a colocação de tubagem para o recinto de N.ª S.ª do Crasto, onde existe um restaurante que deveria ser abastecido por água pública, esperando-se, contudo, que possa existir solução para o seu abastecimento.
FALECIMENTOS
Registaram-se nesta freguesia de Deocriste os falecimentos de três dos nossos conterrâneos, cuja falta irá perdurar na memória dos seus familiares e amigos. Assim no lugar da Costa, registámos o falecimento do Sr. José Meira Dias Lopes, que após prolongada doença, partiu aos 70 anos de idade. Foi a sepultar no cemitério desta freguesia, após as exéquias fúnebres na nossa igreja paroquial.
No lugar da Aldeia, faleceu o nosso conterrâneo Manuel António Meira Torres, ex-emigrante em terras de França, que foi a sepultar no cemitério de Barroselas em campa de família.
Mais recentemente, faleceu o nosso amigo e conterrâneo, Manuel Alves Meira da Rocha, viúvo e membro da conhecida família desta freguesia da “Casa do Quintal”, que contava 92 anos de idade. Foi sepultado em campa de família no cemitério de Deocriste, após a cerimónia religiosa na igreja paroquial desta freguesia, já presidida pelo nosso novo pároco, padre José Manuel Alves. Às famílias enlutadas, apresentámos os mais sentidos pêsames.