Foi inaugurado e benzido, no passado dia 17 deste mês, o Centro de Convívio de S. Romão de Neiva. Pelas 16 horas já se encontrava perfilada a fanfarra dos escuteiros da freguesia, junto ao Centro de Convívio, para receber todas as entidades civis, eclesiásticas militares e o público presente. A junta de freguesia de S. Romão de Neiva inaugurou e benzeu o Centro de Convívio, equipamento social de grande importância para a freguesia. A cerimónia foi presidida pelo Sr. presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre e a bênção foi feita pelo Reverendíssimo padre José Luís.
O equipamento tem três valências, tal como também três alas, pois o imóvel é em formato “U”, pelo que na ala direita vai alocar os escuteiros, na esquerda as guias e na ala central vai ficar instalado o espaço destinado ao Centro de Convívio. A obra ascende o meio milhão de euros. O projeto foi acarinhado pelo ex-presidente da Câmara, Eng. José Maria Costa, e o Sr. vereador, Luís Nobre. Desde essa data, começaram as ideias a passar à realidade, pois havia uma grande necessidade de criar este maravilhoso espaço, para preencher estas três necessidades existentes na freguesia. Os autores deste projeto foram o arquiteto Paulo Torres e Licínio Cunha, e o Eng. Paulo Lages.
Estiveram presentes neste evento,o Sr. presidente da Câmara Luís Nobre, o vice-presidente da Câmara, Manuel Vitorino, a vereadora Carlota Borges e a vereadora Fabíola Oliveira, por parte da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Em representação do Banco de Provas, o Sr. Chefe Carlos Mateus. Os presidentes das Juntas de Freguesia de Castelo de Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha. E, como já foi referido, o reverendíssimo padre José Luís e as pessoas que assistiram ao acontecimento.
Na altura da inauguração, foi entregue ao Sr. presidente da Câmara a título simbólico, a chave da freguesia e aos restantes membros da sua comitiva, lembranças alusivas ao ato, tanto pela junta da freguesia como também pelas Guias e Escuteiros da terra. No final da cerimónia, para além das muitas iguarias tradicionais que existiam espalhadas pelas diversas mesas do salão de convívio, para serem degustadas, foi cortado e distribuído a todos os presentes, um grande bolo, alusivo ao acontecimento. É uma obra construída com os materiais mais modernos que orgulham todos os que para ela trabalharam, e que vem melhorar a vida dos neivenses, que é digna do apreço de todos os que vivem em S. Romão de Neiva.
Uma construção bonita e que deve ser visitada, pois também foi criado um bom acesso, para que tal aconteça. Para que tudo isto fosse uma realidade, muita gente trabalhou, e, essas pessoas, para além da já referidas, não podem ser esquecidas, pois seria muito difícil enumerá-las todas, mas fica aqui o nosso apreço.
Parabéns a todos.