Instalação dos novos órgãos autárquicos

Na sequência das eleições autárquicas, realizadas no passado dia 26 de setembro, ganhas pela CDU que assim continua a liderar a autarquia da União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela teve lugar, no passado dia 19 de outubro, às 21 horas, no polo de Monserrate da União de Freguesias, a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos.

Depois da leitura da ata da instalação feita pelo presidente da Assembleia, ainda em funções, António Rui Viana, seguiu-se a tomado de posse da nova presidente Maria Helena Adrião de Brito, que encabeçou a lista vencedora das eleições, CDU e todos os eleitos das várias forças políticas.

Já em funções, a nova presidente apresentou uma lista para os vogais da União de Freguesias constituída pelos seguintes eleitos: António Rui Viana da Ponte, CDU; António José Rodrigues Soares Basto, CDU; Rui Manuel Pimenta Salgueiro, CDU; Maria Eugénia Correia de Castro Jácomo, CDU; Manuel José de Freitas Cadilha, CDU e Rogério Manuel de Amorim Barros, BE; lista aprovada por maioria dos votos.

Seguiu-se a apresentação e votação de duas propostas para a Mesa da Assembleia de Freguesia, sendo uma da CDU (Lista A) e outra do PSD (Lista B) saindo vencedora a lista A, por maioria dos votos, ficando a mesa da Assembleia assim constituída: José Manuel Silva da Cunha, presidente da Mesa da Assembleia; Cândido José Maciel de Carvalho, 1.º secretário; Maria Margarida Pereira Borges Gonçalves, 2.º secretária. Todos eleitos da CDU.

A composição da Assembleia de Freguesia ficou assim constituída: José Carlos Rego da Silva Oliveira Freitas -PS; Tiago Fernandes Oliveira -Coligação PSD-CDS; Ana Margarida Rodrigues Ferreira da Silva -PS; José Luís Carvalhido da Ponte -PS; Ricardo Manuel Ribeiro Forte -Coligação PSD-CDS; Vítor Manuel Antunes da Silva (PS); Maria da Conceição Barbosa Azevedo – Coligação PSD-CDS; Amadeu Morais Bizarro – CDU; Laurinda de Sousa Figueiras -PS; José Emílio da Rocha Antunes Viana -PS; António José Marques Pinto da Cunha -PSD-CDS; Raquel da Conceição Sousa Amorim -PS; Fernando Domingos Afonso Miranda -CDU; Maria Margarida Pereira Borges Gonçalves -CDU; José Manuel Castro Felgueiras -CDU; José Manuel Silva da Cunha -CDU; Sara Maria Araújo Marques da Silva Gorito -CDU; Cândido José Maciel Carvalho -CDU; Daniela Patrícia da Silva Gonçalves da Rocha -BE.

Discursos
Seguiram-se várias intervenções, das quais destacamos a intervenção do presidente cessante da União de Freguesias, José Ramos, que agradeceu aos funcionários da autarquia e todos quantos o ajudaram durante os oito anos, como presidente da União de Freguesias, referindo ser uma honra ter sido o primeiro presidente da União de Freguesias, mormente as dificuldades sentidas ao longo da caminhada, que conta com 24 como autarca de freguesia, com um trajeto enriquecedor, pois “o caminho faz-se caminhando” e terminou desejando as maiores felicidades ao novo Executivo e todos os eleitos.
Por seu turno Rui Viana, presidente da Assembleia de Freguesia cessante, agradeceu a colaboração de todos os que estiveram com ele estes dois mandatos como presidente da Assembleia, que agora cessa funções.

Seguiu-se no uso da palavra, a nova presidente da União de Freguesias, Maria Helena Adrião de Castro Brito, que, em breves palavras, começou por saudar todos os que exerceram funções na autarquia, elogiando o trabalho do presidente cessante, a quem desejou as maiores felicidades na sua nova vida. Prometeu muito trabalho e disse encarar este mandato com a esperança de contar com o apoio da Câmara Municipal, terminando com palavras de saudação para todos os que agora iniciaram as suas funções na autarquia.

A finalizar usou da palavra, o novo presidente da Assembleia, José Manuel Silva da Cunha, para depois de saudar todos os presentes, referir ser esta uma função nova para si, prometendo trabalho e dedicação, terminando com um “mãos à obra”.

Os líderes das forças políticas representadas na nova Assembleia de Freguesia mostraram a disponibilidade em trabalhar para o bem de todos os fregueses, pugnando pelo progresso e bem-estar das populações que os elegeram, sendo nas intervenções manifestado o sentimento unânime de reconhecimento para com José Ramos e de um modo especial a gratidão para com a Amadeu Bizarro, que depois de uma vida de abnegado serviço nas funções autárquicas deixa, a seu pedido, a vida autárquica ativa e se remete a membro da Assembleia de Freguesia.

1ª. reunião do Executivo
Entretanto, em reunião ordinária do Executivo, foi nomeado secretário do Executivo, António José Rodrigues Soares Basto e tesoureiro, António Rui Viana Fernandes da Ponte.

Distribuição de pelouros
Na mesma reunião do Executivo foi feita a distribuição de pelouros, que ficou assim ordenada: Equipamento Rural e Urbano – Helena Brito, Manuel Cadilha e António Basto; Abastecimento Público – Helena Brito, Rui Viana e António Basto; Educação – Helena Brito e António Basto; Cultura, Tempos Livres e Desporto: António Basto, Helena Brito, Rui Viana, Rui Salgueiro e Rogério Barros; Ação Social – Helena Brito, António Basto e Rui Viana; Proteção Civil – Manuel Cadilha; Ambiente e Salubridade – Helena Brito, António Basto, Rui Viana, Eugénia Jácomo e Rogério Barros; Desenvolvimento – Helena Brito; Ordenamento Rural e Urbano – Helena Brito; António Basto e Rui Viana; Proteção Comunidades – Helena Brito, António Basto e Rui Viana; Equipamento e Património – Rogério Barros, Manuel Cadilha e Helena Brito.

A sede da União de Freguesias continua a ser em Santa Maria Maior, mantendo-se os polos de Monserrate e Meadela igualmente abertos para atendimento dos fregueses, em moldes semelhantes aos dos últimos oito anos de vigência da União da Freguesias.

Parabéns a todos os eleitos. À nova presidente Maria Helena Brito e à equipa, presidente da Assembleia e Mesa da Assembleia e todos os que constituem a nova Assembleia de Freguesia, desejamos as maior felicidades e sucesso ao serviço das populações da União de Freguesias, que os elegeu.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.