Estão já concluídas as obras do arranjo urbanístico anexas às novas instalações da Proteção Civil de Viana do Castelo, integradas no complexo do quartel de Sapadores Bombeiros de Viana do Castelo, na rua de S. Vicente na Meadela – União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, que deverão ser inauguradas durante o mês de março.
Foi integrada nestes arranjos urbanísticos, a requalificação da zona envolvente à capela de S. Vicente, nomeadamente o adro da Capela, que fica contíguo a sul daquelas instalações. Essa intervenção contempla a instalação de uma nova conduta de águas pluviais e saneamento, oriundas da rua da Giesteira e a requalificação dos passeios envolvestes à Capela.
Saudamos naturalmente a requalificação deste espaço, quer pelo engenho do projeto, quer pela qualidade do arranjo e a oportunidade do mesmo, que muito veio valorizar o nosso património edificado de que faz parte a capela de S. Vicente, situada à entrada da Meadela, fazendo fronteira com Santa Maria Maior (ao lado do Continente), e cuja edificação se perde no tempo e que é considerada no livro «Meadela Histórica», do historiador, Almeida Fernandes como sendo uma construção de “tempo imemorial”, conhecendo-se apenas que, dado o seu estado de iminente ruína, foi restaurada em 1722 e benzida a 20 de janeiro de 1723 pelo pároco de então, Abade João de Barros, com licença concedida por D. Rodrigo de Moura Teles, para nela se poder celebrar a Eucaristia.
Uma palavra para o Gabinete Técnico da Câmara Municipal e para o arquiteto Rui Torre, pelo excelente enquadramento de todo o arranjo urbanístico.
Falecimentos
Dezembro 2022
Dia 31 – Olívia Araújo Rodrigues Cerqueira, de 74 anos de idade, residente rua da Portela, Meadela, sepultada no cemitério da Meadela.
Janeiro 2023
Dia 02 – José Carlos da Silva Freitas, de 64 anos de idade, residente na rua da Fonte, Meadela, sepultado no cemitério da Meadela.
Dia 07 – Maria Isabel Faria da Silva da Costa, de 65 anos de idade, residente na rua Fonte do Branco, Meadela, sepultada no cemitério da Meadela.
Dia 20 – Maria Deolinda da Costa Martins, de 80 anos de idade, residente na rua de Portuzelo, Meadela, sepultada no cemitério da Meadela.
Dia 20 – Maria Rosa Vieito Parente Rufo, de 89 anos de idade, residente na rua do Monte, Meadela, sepultada no cemitério da Meadela.
Às famílias enlutadas as nossas sentidas condolências.
Carnaval
A Associação de Moradores da Cova, inserido no seu dinamismo de eventos deste tipo, leva a efeito nos próximos dias 18 e 20 de fevereiro, com início às 22h, um “concurso de máscaras e fantasiado”, que terá lugar no salão de festas da sede da Associação, sita na rua da Liberdade – lugar da Cova, na Meadela.
Naturalmente que a animação está assegurada e a entrada é livre.