Está a ser pintado, pelo artista Cipriano Oquiniame, um mural de 23 metros de comprimento por 4,5 metros de altura numa parede do Interface de Transportes, com o objetivo de se tornar “um postal de visita para quem visita Viana do Castelo”.
Cipriano Oquiniame nasceu em Cacheu, na Guiné-Bissau, há 42 anos. Reside e trabalha em Viana do Castelo há já 20 anos. Afirma que “esta é uma obra que nasce com o intuito de se tornar um postal de visita da cidade, enriquecendo a parede do Interface de Transportes”.
O artista assume que esta pintura “se apresenta como um resumo daquilo que a cidade e o concelho de melhor têm para oferecer”, incluindo múltiplas referências ao património histórico e cultural. Desde o Templo-Monumento de Santa Luzia, a centenária Ponte Eiffel e a Praça da República, passando pela coleção de faiança do Museu de Artes Decorativas, entre muito mais. Ainda referências aos pescadores e à Senhora da Agonia, ao Traje à Vianesa, brincos à rainha, ao ribombar dos bombos e até aos famosos Gigantones e Cabeçudos.