Junta de Freguesia requalifica o património local

Já nestas páginas temos referido a Junta de Freguesia de Vila de Punhe, como um exemplo ímpar, entre as suas congéneres do Vale do Neiva, nas atividades da defesa do Património, nas vertentes da cultura, das tradições e do património construído, que nos foi legado pelos antepassados, porque também é uma forma de cultura. Por isso, aqui registamos mais duas ações na preservação e restauro. Assim, a Junta de Freguesia de Vila de Punhe mandou executar obras de beneficiação na Fonte do Souto, lugar de Milhões, procedendo à demolição da inestética cobertura de cimento, devido ao estado de degradação em que se encontrava; à lavagem das pedras do lavadouro e do fontanário.


De igual modo, tendo em conta o seu valor patrimonial, porque foi construída por canteiros da localidade, no ano de 1897, a chamada capela do Repouso, do cemitério da freguesia, foi sujeita a importantes obras de restauro, tanto mais que nela estão sepultados os três últimos párocos da freguesia, cuja retratos, estão nela expostos. O pequeno templo, construído em granito da região, mereceu a atenção da autarquia, numa intervenção ao nível da lavagem das cantarias e pintura, substituição do piso de cimento por granito, restauro da imagem de Cristo (1897) e as molduras dos quadros.

Este restauro vem na sequência da posso porque em 2016, foi oferecido à Junta de Freguesia pelos herdeiros de Manuel Afonso de Carvalho Júnior. A autarquia ao preservar este património cultural e histórico, recebido de oferta, pretende pô-lo ao serviço do bem comum.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.