Liga de Amigos do Hospital antecipa o Natal

D

epois de ter homenageado os Dadores de Sangue mais assíduos e de apresentar no Teatro Sá de Miranda a representação teatral “AMOR ainda MAIOR”, de promoção interativa da Dádiva de Sangue, a Liga dos Amigos do Hospital encerrou as comemorações do 42.º aniversário com a oferta de equipamentos aos Serviços do Hospital de Viana do Castelo.

Com a suspensão do serviço de voluntariado durante praticamente dois anos, por causa da pandemia e das consequentes alterações da vida de todos os cidadãos, o Corpo de Voluntariado da Liga dos Amigos do Hospital sofreu uma redução para cerca de metade do número de voluntários disponíveis para o habitual serviço de apoio direto aos doentes mais dependentes.

Mas a retoma do voluntariado tem sido progressiva, com a colaboração do Banco do Voluntariado, do Gabinete da Cidade Saudável e do grupo de profissionais hospitalares, que ajudam a Liga dos Amigos do Hospital na angariação e na formação específica dos candidatos ao voluntariado. 

Em 2023 foram admitidos mais de duas dezenas de candidatos, dos quais 17 estão já integrados no Corpo de Voluntariado e a trabalhar junto dos doentes, quer no Atendimento no átrio do Hospital, quer nos Serviços de Internamento de Medicina pisos 6-7-8, Cirurgias 1 -2, Especialidades Cirúrgicas e Ortopedia 1-2.

Foram essas novas voluntárias (e voluntários) que Defensor Moura, como responsável pelo Corpo de Voluntariado, apresentou aos Amigos do Hospital e dirigentes dos serviços hospitalares, presentes na cerimónia comemorativa do 42.º aniversário da Liga, informando que, o número de pouco mais de cinquenta voluntários em serviço actualmente, precisa de ser triplicado para satisfazer integralmente as necessidades de apoio aos doentes mais dependentes.

Na segunda parte da sessão comemorativa, realizou-se a oferta ao Hospital, dos equipamentos adquiridos pela Liga dos Amigos  para satisfazer os pedidos dos responsáveis Médicos e de Enfermagem dos vários Serviços Hospitalares.

Aquisições feitas, evidentemente, com meios financeiros resultantes dos donativos dos Amigos Beneméritos do Hospital que, regularmente ou por contribuições únicas, ajudam financeiramente as actividades da Liga dos Amigos,

Foram satisfeitos praticamente todos os pedidos dirigidos à direcção da Liga dos Amigos, tendo sido oferecidos equipamentos a vinte Serviços e Unidades do Hospital, cujos responsáveis Médicos e de Enfermagem os receberam das mãos da presidente da direcção, Ana Margarida Silva.

E foram equipamentos bem diversos, mas todos com inestimável valor para o conforto dos doentes ou para o seu mais rápido e eficaz tratamento: 15 Televisores LCD 32′, 14 Cadeirões reclináveis c/rodas, 4 Cadeiras Sanitárias c/ rodas, 2 Cadeirões articulados com braços móveis, 3 bacias Lavagem cabelos de acamados, 4 cadeiras de rodas, 4 Almofadas anti-escaras, 1 Rádio CD/USB, 2 Pedaleiras, 3 Conjuntos de Legos e Roupas para Récem Nascidos, 1 Ecógrafo, 1 Computador de secretária, 1 Esfigmomanómetro infantil 1 Monitor de Sinais Vitais, 1 estufa Hospitalar e 1 Balança.

As três Unidades do Serviço de Medicina, as três de Cirurgia e Especialidades Cirúrgicas, as duas de Ortopedia, o Serviço de Internamento e Consulta Externa de Pediatria, os Serviços de Obstetrícia e de Ginecologia, os serviços de Cuidados Intensivos e de Cuidados Intermédios, o Serviço de Urgência, o Serviço de Pneumologia, o Serviço de Medicina Física e Reabilitação, o Serviço de Psiquiatria, o Serviço de Patologia Clínica (Análises) e o Serviço de Atendimento, ficaram um pouco melhores apetrechados para cuidarem dos seus doentes.                     L.A.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.