A sessão de homenagem aos Dadores de Sangue com mais de 50 e 75 dádivas para o Hospital de Viana do Castelo, encheu a plateia, frisas e camarotes de 1ª e 2º da centenária casa de espectáculos da nossa cidade.
Depois da presidente da Direção da Liga Ana Margarida Silva, ter aberto a sessão que deu inicio às comemorações dos 42 anos de atividade da Liga dos Amigos do Hospital, iniciou-se o espetáculo de “promoção interativa da dádiva de sangue”.
Em vez de um único palestrante, o autor idealizou uma sucessão de diálogos justificando a necessidade de sangue no hospital e esclarecendo quem pode ser dador, em que condições e com que frequência, sem quaisquer riscos para o próprio e enormes vantagens para os doentes e acidentados que necessitam de transfusões de sangue.
Dezoito voluntárias e voluntários, dadoras e dadores de sangue iniciaram-se na Arte de Talma, deambulando pela plateia e pelo palco e dialogando, com cenários montados para uma cena inicial num clube recreativo, transformados para a última cena no Serviço de Sangue do Hospital.
Os novos atores, Agostinha Dias, Branca Carvalho, Cristina Figueiredo, Defensor Moura, Gabriel Barreiros, Helena Matos, Inês Rego, Joana Bastos, João Sousa, José Fernandes, Margarida Torres, Laura Chivarria, Miguel Gonçalves, Olívia Moreira, Paulo Silva, Roseli Cintra, Rute Azevedo e Sónia Delgado, interpretaram os diferentes papéis de profissionais, voluntários e dadores envolvidos na promoção, dádiva e colheita de sangue.
Com assessoria técnica de Elisabete Pinto e Porfírio Barbosa, o autor Defensor Moura também desenhou os cenários que foram confecionados na oficina da VianaFestas/Câmara Municipal e instalados e mudados para as sucessivas cenas pela equipa técnica do teatro municipal, que também cuidou da projeção dos quadros e do som.
A sessão em que foram distinguidos com o Diploma de Honra das 75 dádivas os dadores Gonçalo Miranda e José Lopes e das 50 dádivas os dadores Agostinho Amorim, Armando Paula, Gilberto Gomes, Isidoro Brito e Luís Meixedo, teve a presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Luís Nobre e Flora Silva, e, também do diretor do Centro de Sangue e Transplantação do Porto e dos presidentes das Federações Nacionais de Voluntários e de Dadores Benévolos de Sangue.
L.H.