Melgaço acolhe Encontro Intercultural

Melgaço vai receber no dia 04 de novembro, um encontro intercultural entre a comunidade migrante residente em Melgaço, onde os participantes, representantes do Brasil, Venezuela, Ucrânia, Colúmbia, Guine Bissau e de S. Tomé e Príncipe, levam para a exposição uma mostra de usos, costumes e tradições dos países de origem.

Apresentam ainda pratos e doçarias tradicionais, artesanato, ofícios e trabalhos manuais.

A ação decorre no Mercado Municipal, pelas 11h, e acontece no âmbito do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, CIM Alto Minho, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

O município de Melgaço é cobeneficiário sendo que dinamiza algumas atividades como uma sessão informativa, que decorreu no dia 21 de outubro, este encontro no dia 04 de novembro e, dia18, um jogo de futsal intercultural.

O Município dviulga, em publicação nas redes sociasi, que o objetivo deste projeto, “passa pela promoção de diversas iniciativas que facilitem a inclusão de estrangeiros residentes no Alto Minho, criando também mecanismos que contribuam para melhorar a situação demográfica do território, nomeadamente através de workshops, sessões participativas, fóruns-debate em contexto escolar, oficinas, exposições, programas temáticos de rádio”.

Realça-se também que “algumas das iniciativas previstas neste projeto permitem capacitar equipas multidisciplinares e multilingues para interver na promoção dos direitos dos migrantes e envolver jovens voluntários na qualidade de tratadores e intérpretes de línguas”, considera o município.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.