O Natal está quase aí e o espírito natalício vai crescendo com a vontade de criar e partilhar momentos de alegria.
Foi neste contexto que a autarquia de Vila de Punhe levou a efeito a quinta edição do Mercadinho de Natal, no passado fim de semana, dias 15 e 16 de dezembro, no Largo das Neves.
A diversidade de atividades do seu programa, colocado à disposição da população local e forasteira, proporcionou muitas referências ao Natal. Este era o propósito da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, em parceria com o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, ao criar e implementar este evento.
Devido ao mau tempo que se fez sentir, as atividades para o dia de sábado ficaram prejudicadas, no entanto, à noite, na capela da Sagrada Família, localizada na Quinta dos Arrais, teve lugar um recital de Poesia e Música, com recitação de poemas, de vários autores, alusivos à época natalícia. A organização agradece a colaboração dos intérpretes e a amabilidade dos proprietários, D. Maria dos Prazeres Lages Malafaia e seu marido, Luís de Sá Malafaia, pela cedência da referida capela.
No domingo realizou-se, na parte da manhã, a III Milha Santa Eulália que contou com a participação de atletas de vários clubes do distrito. As atividades programadas para a tarde, tiveram como público-alvo as crianças que, depois de se divertirem com os póneis e brincarem nos insufláveis, festejaram a chegada do Pai Natal que, brindando-as com a entrega de lembranças, encerrou mais uma edição do Mercadinho de Natal.
No Largo das Neves, iluminado com motivos natalícios, desde a abertura do Mercadinho de Natal, sobressai, ao centro, o grandioso presépio que já vai na sua 12ª edição, e é resultante do empenho de um grupo de vilapunhenses sempre dispostos a engrandecer a representação do nascimento do Menino Jesus.