Durante seis dias, mais de mil militares vão estar nas ruas de Viana do Castelo para assinalar o Dia do Exército. O objetivo passa por “mostrar o passado” da Instituição, mas também “o futuro”, sem esquecer as ações de recrutamento para a função.
Em conferência de Imprensa, o chefe maior do Exército, Eduardo Ferrão explicou que “o Exército tem por hábito assinalar o seu Dia, nas capitais de distrito. Este ano a escolha recaiu em Viana. Queremos dar a conhecer o passado, mas também o futuro. Vamos suscitar o diálogo da comunidade científica/industrial com a população”, referia.
Considerando que a Instituição está “presente junto das pessoas” e “nos territórios”, Eduardo Ferrão manifestava que nestes dias, os vianenses vão ver “ um Exército que é competente e solidário”.
Com várias demonstrações e atividades abertas à população, o quartel general vai instalar-se nas margens do rio Lima, próximo da Praça da Liberdade e do Centro Cultural.
Luís Nobre destacou “o reencontro da comunidade vianense com uma entidade de prestígio como é o Exército. É uma honra e um privilégio podermos receber esta experiência única e estou certo de que teremos uma simbiose perfeita entre os objetivos do Exército e o acolhimento da cidade a estas comemorações”.
O programa do Dia do Exército arranca no dia 24 de outubro com a Cerimónia de Evocação e Homenagem a D. Afonso Henriques na igreja de Santa Cruz, em Coimbra.
Pelas 16h desse dia, acontece a inauguração da Expo Exército 2023, na Praça do Eixo Atlântico, seguida da apresentação do livro “D. João I e o Exército”, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h, e da inauguração da exposição “D. João I”, nos Antigos Paços do Concelho, às 18h, seguida da inauguração da exposição “In Tempo Real”, no mesmo espaço.
Dia 25 de outubro, às 11h, demonstração de inativação de engenhos explosivos no Jardim da Marina e, às 15h, demonstração cinotécnica no mesmo local. O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe um concerto de Música de Câmara, às 18h.
A 26 de outubro, o programa inclui abertura da Exposição Tecnológica no Centro Cultural, às 11h, e demonstração de capacidade de armas químicas no Jardim da Marina, pela mesma hora. De tarde, às 14h, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é palco do Seminário Perspetiva de Género. O Jardim da Marina recebe novamente demonstração cinotécnica a partir das 15h e o Centro Cultural um concerto de Música de Câmara, às 18h. Nessa noite, a Praça da Liberdade é palco de um Concerto Jovem, às 22h.
Nessa noite, às 23h55, o Jardim da Marina recebe salto de paraquedistas noturno e às 23h59 haverá fogo de artifício.
A 27 de outubro, às 9h, a Biblioteca Municipal recebe o Seminário “A Modernização da Guerra”. Nessa tarde, às 17h, Cerimónia de Homenagem aos Mortos no Largo 9 de Abril, seguida de Homenagem ao Batalhão de Caçadores Nº 9, no mesmo local. Na noite de 27 de outubro, a Praça da Liberdade recebe o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército.
A 28 de outubro, às 10h, acontece a Corrida Solidária e atividades “SUPERA” na Praia Norte. Para as 12h, está agendado o Descerramento de placa do Exército na Praça do Eixo Atlântico.
O rio Lima acolhe, nessa tarde, às 15h, Demonstração Operacional e, às 16h, o Pavilhão Municipal José Natário recebe o Sarau Gímnico e Musical. Às 18h, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o Concerto da Banda Sinfónica do Exército.
No último dia, 29 de outubro, às 11h, Missa de Ação de Graças e Sufrágio no Santuário da Senhora da Agonia. Às 12h, o Campo d’Agonia recebe a Cerimónia Militar e, às 17h, dá-se o encerramento da Expo Exército no Forte Santiago da Barra.