O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República Portuguesa que pretende formar para a cidadania ativa. À semelhança de anos anteriores, a ESM aderiu em força a este projeto, que está a ser coordenado pelas professoras Luísa Rocha e Manuela Felgueiras.
Tendo como tema “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”, a iniciativa contempla várias etapas. Em primeiro lugar, realizou-se uma sessão informativa e de sensibilização para o assunto com a deputada Dora Brandão, que esteve com os alunos no auditório da Aula Magna; depois, os alunos mobilizaram-se e foram apresentadas sete listas com medidas sobre o tema para serem sufragadas em ato eleitoral.
A votação foi feita de forma eletrónica e esteve a cargo dos alunos da turma do 12.º ano do curso de Gestão de Equipamentos Informáticos.
A fase seguinte do projeto foi a realização da sessão escolar que ocorreu no dia 25 de janeiro, com o auditório apinhado de alunos para assistirem ao debate das medidas para o “Projeto de Recomendação” da escola. Os 31 deputados eleitos assumiram o papel de “políticos” ativos com mestria, serenidade, espírito crítico e respeito pelos valores democráticos.
Este “Projeto de Recomendação” será levado à sessão distrital, a realizar no próximo mês de março, e irá ser defendido pelos deputados eleitos em representação da escola: Tomás Marques, Ana Rita Veiga, Luís Trindade e Nerea Marques.
R.P.