A Junta de Freguesia de São Lourenço da Montaria, a Associação AO NORTE e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, de 15 a 17 de julho, em Montaria (São Lourenço), Viana do Castelo, o MONTARIA.10 – documentário e património rural. Esta iniciativa, na área do cinema documentário e do património, pretende refletir sobre as mudanças do mundo rural e valorizar o património e os recursos endógenos. O MONTARIA.10 está integrado na Festa da Broa e do Chouriço.
O programa começa no dia 15 de julho, sexta-feira, pelas 21.45 horas, sob o signo da festa, com a música dos Bombos da Montanha a chamarem as pessoas para o Largo do Souto onde será apresentado, às 22 horas, o documentário BOSTOFRIO, de Paulo Carneiro (POR, 2018, 70′, M/12).
Este ano, na edição do MONTARIA – documentário e património rural, o Dínamo 10 e a Associação AO NORTE promovem o RURAL HUB dedicado ao tema do empreendedorismo em meio rural, com a coordenação de Joana Carvalho (Dínamo 10). O RURA LHUB é um programa criado pelo Dinamo 10-Hub Criativo de Viana do Castelo e que se dedica à dinamização de iniciativas de apoio à Inovação, Empreendedorismo e Cidadania em contexto Rural. O desenvolvimento, implementação e disseminação das diferentes actividades estão directamente ligadas às temáticas relacionadas com Identidade, Tradições, Património e Recursos endógenos. Estas actividades pretendem contribuir para a definição de estratégias futuras de atracção e fixação de pessoas junto dos territórios de menor ou baixa densidade, bem como para a valorização e divulgação do património rural local (material e imaterial).
RURAL HUB integra as acções de apoio à dinamização do “Programa de qualificação e animação económica, turística e cultural das aldeias de Portugal” em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e terá lugar no Salão Paroquial de São Lourenço da Montaria, no dia 16 de julho, sábado, com início às 15h00. Esta iniciativa é aberta à comunidade local e a todos os interessados na temática.
Também no dia 16 de julho, sábado, a partir das 15h30, tem lugar a Caminhada a Santa Justa, um percurso pedestre de âmbito paisagístico, ecológico e cultural, com uma distância a percorrer de cerca de 14 Km. O ponto de partida e chegada será no Largo do Souto, junto ao edifício da Junta de Freguesia Montaria e terá uma duração de cerca de 3h00 (ida e volta).
O programa continua com a exibição ao ar livre, no Largo do Souto, às 22h00, do documentário O MOVIMENTO DAS COISAS, de Manuela Serra (POR, 1985, 85′, M/12). Após a exibição do documentário, às 23h30, terá lugar um Baile de Concertinas à Moda Antiga no Largo do Souto. A tenda gastronómica, com produtos locais, ajudará à festa.
No dia 17 de julho, domingo, com a Festa da Broa e do Chouriço estarão em destaque produtos característicos da alimentação local, a broa de milho e os famosos enchidos da Montaria. Será uma forma de celebrar a cultura pela via gastronómica, de manter vivas as tradições culturais da aldeia e partilhar sabores que os novos ritmos de vida não podem deixar perder. A destacar a Atuação do Grupo Etnográfico de São Lourenço da Montaria, às 15h00.
O programa completo e ficha de inscrição podem ser consultados em: http://www.ao-norte.com/montaria/2022/montaria10.php