Município insiste na deslocalização do pórtico do Neiva

O

 presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou, em reunião da autarquia, que escreveu ao primeiro-ministro a pedir a relocalização do pórtico do Neiva da A28, excluída da redução de portagens nas ex-SCUT (Sem Custos para o Utilizador) prevista para 2024.

A informação foi divulgada após questões colocadas pelo vereador do PSD, Eduardo Teixeira, devido à publicação em Diário da República, na segunda-feira, dia 11, da portaria que estipula uma redução de 30% nas portagens das ex-SCUT, deixando de fora a A28, que liga o Alto Minho ao Porto.

“Fiz todas as diligências e fiquei até ao último momento na expectativa de ver a A28 incluída no pacote de ex-SCUT com redução nas portagens. Não tendo sido, escrevi ao primeiro-ministro, porque é ele que poderá ter alguma intervenção, para reiterar o pedido de relocalização do pórtico do Neiva”, afirmou o autarca.

Luís Nobre considerou estar em causa “um ato de gestão, apenas para relocalização do pórtico”, de acesso a uma das principais zonas industriais do concelho.

Perante o voto de protesto proposto pelo vereador do PSD para criticar a exclusão da A28 do pacote de redução nas portagens, o presidente da Câmara de Viana do Castelo sugeriu “ver o que o primeiro-ministro vai dizer. Podemos daqui a 15 dias, se não houver resposta, tomar uma posição”, observou.

Luis Nobre lamentou, ainda, o facto dos municípios do Norte não se terem mobilizado para reivindicar que a A28 fosse abrangida pela redução de preço das portagens. “Não vi grande movimento a nível regional, à exceção da CIM Alto Minho”, considerou, acrescentando: “Dos 86 autarcas do Norte, que eu saiba, o único a tomar posição fui eu”.

No fim de setembro, aquando do anúncio da medida, o presidente da autarquia vianense já tinha criticado a decisão do governo de não contemplar a A28 na redução de portagens, reclamando a relocalização do pórtico do Neiva e manifestando a disponibilidade para assumir os respetivos custos.

Em outubro, reivindicação idêntica foi feita pela CIM do Alto Minho, que integra os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.

No final de setembro, o Governo anunciou que os veículos de classe 1 vão beneficiar de uma redução de 30% nas portagens em algumas ex-SCUT, entre as quais a A22 (Via do Infante/Algarve), a A23 (Beira Interior), a A24 (Interior Norte), a A25 (Beiras Litoral e Alta), a A4 (Túnel do Marão), a A13 e A13-1 (Pinhal Interior). 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.