Não abriu a Extensão de Saúde

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, informou que após obras de requalificação, iria reabrir a Extensão de Saúde de Carreço, na passada segunda-feira, dia 10 de outubro.

Foi no final da penúltima reunião camarária, onde o presidente prestou declarações nas quais explicou que a autarquia “tem apoiado e intervindo na melhoria funcional, requalificando os vários edifícios”, nos quais foi incluído o edifício onde funcionou a Extensão de Saúde Carreço, encerrada em 2020, aquando da crise pandémica de Covid-19.

Luís Nobre realçou o trabalho que decorreu em parceria com a ULSAM, Unidade Local de Saúde do Alto Minho, por ser esta a entidade que tem a responsabilidade direta sobre o seu funcionamento. 

O autarca fez ainda questão de evidenciar “o esforço conjunto”, primeiro na requalificação e agora assumindo o compromisso e os custos com o funcionamento administrativo, cabendo à ULSAM garantir as equipas médica e de enfermagem.

Esta informação da reabertura da Extensão de Saúde de Carreço, proferida pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo foi recebida com grande satisfação e contentamento pelos carrecenses utentes da mesma. A reabertura, diga-se, é desejada desde tempos recuados, conforme já tivemos ensejo de a ela nos referir nestas colunas, onde temos defendido a sua reabertura, quão urgente e necessária para eliminar os prejuízos causados aos utentes, tais como deslocações, tempo e custos, estes agora com maior expressão neste contexto de aumentos exorbitantes.

Soubemos em tempo, que a abertura da extensão de Carreço esteve aprazada para 06 de setembro. O certo é que passou tal data e de reabertura rigorosamente nada, nem esclarecimento algum aos utentes, esses que continuem a aguentar com as consequências, físicas, materiais, psicológicas e monetárias. 

Com a abertura oficialmente anunciada, pelo presidente da Câmara para o dia 10 de outubro de 2022, os utentes rejubilaram é certo, mas por pouco tempo, porque a Extensão de Saúde de Carreço simplesmente não reabriu no dia 10 de outubro como foi oficialmente anunciado. 

Continua fechada, mas agora todos ficamos a saber, com total clareza, que o facto de ainda não ter reaberto a Extensão de Saúde de Carreço é única e exclusivamente da responsabilidade da ULSAM, Unidade Local de Saúde do Alto Minho, ao que consta devido à falta de equipamento, mas qual será esse misterioso equipamento que já tarda mais de dois anos em chegar a Carreço?

Possivelmente com tanta demora, os utentes vão ser contemplados com algum equipamento especial na sua Extensão de Saúde, ou será que o famigerado equipamento não passa de meia dúzia de cadeiras e umas mesas.

Os utentes indignados reclamam mais atenção e respeito em todas as circunstâncias, mas muito mais quando a saúde de cada um está em causa e os serviços competentes não lhes proporcionam a usufruição da sua Extensão de Saúde, requalificada e pronta a entrar ao serviço há um ano.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.