Mais de 50 pessoas que vivem sós ou sem-abrigo vão partilhar a ceia de Natal, tradição organizada há mais de três décadas pela paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Viana do Castelo. Acontece na véspera de Natal, às 19h30, no refeitório social do Centro Social e Paroquial.
O pároco, padre Artur Coutinho, adiantou que mais de 50 pessoas estão inscritas na iniciativa, mas o número poderá aumentar até ao dia da ceia de Natal. “Há sempre pessoas que chegam à última hora, mas que têm sempre lugar”, frisou.
A tradição, com 38 anos passou a ser “uma opção para quem vive só ou para os sem-abrigo”. Segundo Artur Coutinho, “além de pessoas do concelho, a ceia de Natal tem cada vez mais imigrantes. São pessoas oriundas da Ucrânia, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Colômbia e, Brasil. Este ano, são mais os participantes estrangeiros do que os de Viana do Castelo”, observou.
Desde 2011, que a ceia conta com a presença do bispo da diocese. Antes da ceia, D. João Lavrado vai celebrar o Natal com os reclusos do estabelecimento prisional da cidade e, às 23h presidirá à Missa do Galo, na Sé Catedral de Viana do Castelo.