O edifício onde durante cerca de 40 anos funcionou a Escola Básica de Deocriste irá ser adaptado para nele ser instalada uma creche e segundo declarações do executivo camarário, será um “projeto inovador” que irá contribuir para “a coesão territorial e social” das famílias desta e de outras freguesias vizinhas.
O antigo edifício escolar, construído na década de 90 num espaço central e bem localizado da freguesia de Deocriste, irá assim ser contemplado com obras de requalificação e com os meios necessários ao funcionamento de uma creche.
O protocolo, com período temporal previsto de 20 anos, para o funcionamento da nova creche foi celebrado com o Centro Paroquial e Social de Lanheses e a Associação Juvenil de Deão, que em conjunto irão gerir a instituição.
A não inclusão de associações residentes na área territorial da União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela-Susã causou, como seria de prever, alguma apreensão nas diversas coletividades e outras instituições locais. Contudo, a justificação para a decisão tomada, tem a ver com as valências técnicas necessárias para um bom funcionamento deste tipo de equipamento social.
Contudo, o que verdadeiramente importa, é que a creche exista e funcione na nossa freguesia, numa perspetiva de proximidade e contribua para a fixação e aumento da população residente.