Domingo, dia 25, caso estivéssemos em situação de normalidade, seria realizada a festa de Santa Cristina e de Santo António, mas será dia para serem inauguradas as obras que permitiram a requalificação do adro da igreja, na sua parte superior.
Para tal, vai estar presente o executivo da Câmara de Viana, da Junta de Freguesia e representantes das associações. Neste dia vai ter lugar uma missa campal, assim como sairá o andor de Santa Cristina, Santo António e Santiago na Procissão Eucarística ao Cruzeiro.
As obras incidiram na pavimentação a lajes de granito e cubo, foram ainda colocadas caleiras em toda a área de queda do telhado e executado um novo acesso ao Centro de Dia.
Agora, foi dada mais dignidade àquela área, que em tempos de chuva criava algumas dificuldades, dado o aglomerado de água, especialmente no lado da porta sul.
FONTE
A fonte da Poça situada no lugar com o mesmo nome foi alvo de uma ação de requalificação, por parte da Junta de Freguesia, que lhe deu a imagem condizente, com a sua originalidade, agora pintada com um amarelo escuro.
Os trabalhos centraram-se na parte interior e exterior, onde foram revestidas as paredes que se encontravam degradadas, colocadas novas caixas metálicas e foi efetuada uma pintura geral. Esta era uma antiga fonte de chafurdo da freguesia, com nascente própria no local e que havia sido requalificada nos anos 50, com um projeto executado pelo então afifense Luís Lomba, morador no local e funcionário da Câmara de Viana do Castelo.
A partir daí, a água era retirada através de um depósito e as sobras eram conduzidas para um bebedouro em granito que ficava a cerca de 100 metros, a poente. Para muitos moradores do local, este trabalho tem sido alvo de elogios e comentários favoráveis nas redes sociais, pois embora a fonte tenha uma indicação que a água não está a ser alvo de análises periódicas são muitos os que diariamente ali vão buscar o precioso líquido, para consumo próprio. Refira-se que a fonte com este tipo de pintura, fica perfeitamente enquadrada, com o casario antigo que a rodeia, portanto um ponto a visitar e a colher imagens, para mais tarde recordar.
ASSALTOS
Um homem de 66 anos, e com antecedentes criminais, foi detido no parque da praia da Arda, em Afife, por furto em veículo ali estacionado. O suspeito terá partido o vidro do carro de um casal que se encontrava na praia para furtar os objetos que estavam no interior. Quando os lesados chegaram à viatura, deram conta do furto e alertaram a GNR que, de imediato, encetou diligências, acabando por intercetar um veículo suspeito, em que eram transportados os bens roubados. A GNR apreendeu o diverso material que o suspeito trazia na sua viatura: duas máquinas fotográficas, um carregador de bateria portátil, uma arma branca, um par de luvas, uma bolsa de viagem e 110 euros em numerário. Em comunicado, o Comando Territorial de Viana do Castelo explica que a detenção foi feita pelo Posto Territorial de Vila Praia de Âncora. “Na sequência de uma denúncia a dar conta da ocorrência de vários furtos em veículos, os militares da Guarda realizaram um conjunto de diligências policiais, que levaram à identificação e detenção do suspeito, que através de arrombamento, furtava objetos do interior das viaturas junto dos parques de estacionamentos das zonas balneares e estabelecimentos de restauração”. Refira-se que a norte do parque da Ínsua foi recentemente assaltada uma outra viatura, pelo mesmo método, e tudo indica que tenha sido obra do mesmo indivíduo.