Ocean Winds lança o Wind Experts em Viana

A Ocean Winds, uma empresa internacional de energia eólica offshore sediada em Madrid (Espanha) e propriedade da EDP Renováveis e da ENGIE (consórcio 50:50), começou a desenvolver em Viana do Castelo o seu projeto Wind Experts. Este programa de educação tem como objetivo a sensibilização dos estudantes do 5.º e 6.º ano sobre as mudanças climáticas e os benefícios do uso de fontes renováveis de energia, como a eólica offshore.

Esta ação faz parte do compromisso da Ocean Winds de investimento social nas nossas comunidades e, especialmente, nas gerações mais jovens. Daniel Ribeiro, gestor de Ativos do WindFloat Atlantic, teve a oportunidade de apresentar aos estudantes da escola da Abelheira o que é a energia eólica offshore e como as turbinas eólicas produzem eletricidade, utilizando o exemplo do nosso parque eólico flutuante offshore, WindFloat Atlantic, que gera energia limpa para mais de 25.000 habitações locais.

A visita da Ocean Winds foi efetuada como encerramento do ciclo educativo de duas sessões virtuais que os estudantes realizaram com o professor, no âmbito da disciplina curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Durante estes cursos, os estudantes aprenderam, através de materiais interativos, sobre os problemas das mudanças climáticas atuais e qual o papel das energias renováveis, e como podem contribuir de uma forma divertida e interessante. Depois destes cursos, os estudantes irão participar numa competição internacional, onde irão criar os seus próprios modelos de turbinas eólicas, utilizando materiais reciclados, da forma mais inovadora e funcional possível, em equipas diferentes, enquanto gravam todo o processo.

Todas as equipas irão submeter o vídeo do processo de construção dos modelos e a Ocean Winds irá selecionar uma equipa vencedora por país. A equipa vencedora será premiada com iPads para cada membro, por ter construído a melhor turbina eólica com materiais reciclados e por ter demonstrado a sua criatividade, e a sua escola receberá um prémio de 3.000€. Depois, a escola vencedora desse país terá a oportunidade de participar numa final internacional, onde o vencedor global será escolhido e ganhará 3.000€ adicionais.

A Ocean Winds está empenhada em criar e promover relações construtivas com a comunidade, em especial com as gerações mais novas, nas regiões onde a Ocean Winds opera, como é o caso de Viana do Castelo. Jose Miguel Pinheiro, gestor da Unidade de Negócios do Sul da Europa da Ocean winds e Diretor de Projeto do WindFloat Atlantic comentou, “Como OW, acreditamos no potencial eólico offshore português, e por isso, desenvolvemos ações que aproximam a energia eólica offshore da nossa comunidade”. Também acrescentou, “temos orgulho em sermos pioneiros na jornada eólica offshore portuguesa. Como WindFloat Atlantic, continuaremos a trabalhar com os nossos fornecedores e comunidade, para o nosso objetivo principal: promover o retorno local enquanto fornecemos energia limpa”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.