Após três anos, finalmente conseguiu-se a Páscoa no seu total, e voltaram as tradições que são tão queridas em Serreleis.
Atrás de uma Páscoa bem conseguida estão pessoas que trabalharam para que tudo corresse bem, por isso os mordomos agradecem aos familiares e amigos que se dedicaram durante três anos e ajudaram, mas com especial destaque para os dias de Páscoa, sempre com boa disposição e alegria. Os mordomos enaltecem também o trabalho do Sr. José Dinis, que foi um dos braços direitos.
Os agradecimentos estendem-se ao Sr. padre Tiago, “por nos motivar a continuar mais um ano, com esperança de que seria sempre no próximo que iríamos ter Páscoa, dizia ele. E à terceira, foi mesmo de vez”. A comissão agradece todo o apoio e amizade.
Também o Sr. presidente João Luís merece o nosso agradecimento pela disponibilidade e auxílio na preparação da nossa Páscoa. A toda a comunidade de Serreleis, o nosso muito obrigado por não terem deixado morrer esta tradição tão especial da nossa terra e por terem recebido a equipa, de uma forma tão carinhosa e acolhedora, nas vossas casas.
Ao Sr. padre Zé Domingos, que nos acompanhou neste Compasso Pascal, o especial agradecimento dos mordomos, “pela alegria e boa disposição com que anunciou a Ressurreição de Cristo, tornando estes dois dias muito felizes”.
Um enorme obrigado também ao Grupo de Bombos de Marco de Canaveses e ainda às lavradeiras, por tornarem estes dois grandes dias Pascais tão maravilhosos. Alegraram as ruas de Serreleis, sempre com boa disposição e carinho.
Destes três anos, os mordomos levam bons momentos e recordações. E esperam ter servido de uma forma bela a comunidade de Serreleis. Por último, aos novos mordomos, Carlos e Ivone, a família Barreto deseja a maior das sortes para o próximo ano. “De certo que tudo correrá bem e que, no final, tudo valerá a pena”, dizem.
Formação
A recente Associação Alinho, no âmbito do seu programa de atividades vai proporcionar um curso para os apreciadores dos bordados regionais tão característicos do Minho, da cidade de Viana do Castelo e em particular de Serreleis.