Passagem de nível das Cachadas já encerrou

Não se trata de qualquer alucinação, os descrentes podem estar tranquilos porque trata-se isso sim, de um facto verídico e muito desejado pelo povo de Carreço. É a realidade pura e simples, a indesejada passagem de nível das Cachadas encerrou ao trânsito e a peões definitivamente.

Encerrou precisamente na passada segunda-feira dia 01 de fevereiro, devido ao facto de a Linha do Minho, depois de ter sido submetida a testes experimentais, ficou em tensão permanente a partir da mesma data.

Acontece que a satisfação dos carrecenses não é só e apenas pelo facto de a linha do Minho ser eletrificada, ela é isso sim, por ter conseguido o almejado objetivo da realização da necessária obra de construção da passagem desnivelada das Cachadas, a qual segundo informação da Junta de Freguesia, arranca no início do mês de março de 2021, com a previsão da obra ter a duração de seis meses.

Os utilizadores da passagem de nível das Cachadas agora finda terão de encetar os acessos alternativos, a sul, utilizando o Viaduto das Cortinhas e, a norte, a Ponte de S. Paio.

Estamos convictos de duas coisas, a primeira é o incómodo causado pelas obras que os moradores vão ter que suportar, mas ele é o mal menor considerando a importância da obra em causa. A segunda é a certeza que vai valer a pena os sacrifícios de todos e de cada um, em prol do progresso e do desenvolvimento organizado da nossa terra que muito amamos, não ao sabor de interesses mesquinhos e de interesses dúbios.

Nunca é demais salientar o empenho e a dedicação que a Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, Engo. João Pinho, colocou desde o início do seu primeiro mandato para a realização desta obra. Outra entidade que merece o nosso inteiro reconhecimento é a Câmara Municipal de Viana do Castelo na pessoa do seu presidente Engo., José Maria Costa, também ele acarinhou e trabalhou desde a primeira hora neste desejo do povo de Carreço.

CELEBRAÇÕES EM MODO ONLINE
A exemplo do que se tinha passado aquando do confinamento ocorrido durante a primeira vaga da pandemia no ano passado, novamente neste momento grave para a saúde de todos nós e para colmatar a mesma lacuna da celebração da eucaristia, o nosso conterrâneo João Pinho colocou o seu telemóvel uma vez mais à disposição da paróquia para fazer a transmissão direta da Eucaristia via Facebook, ao que novamente o pároco padre Domingos Vieira deu o seu aval.

Assim, no próximo fim de semana, no domingo dia 06 de fevereiro, às 19 horas e depois todas as semanas aos sábados a partir do dia 13, às 19 horas, teremos em direto a Eucaristia a partir do Facebook, presidida pelo nosso Pároco.

Possivelmente este modo de celebrar a Eucaristia vai manter-se enquanto a prática de confinamento se mantiver, mas sempre com a particularidade do edifício igreja se manter fechado aos fiéis a bem da saúde pública como se impõe. Apesar de nestas circunstâncias ser grande o vazio envolvente na celebração, a mesma não deixa de ser um momento alto de expressão da fé Cristã.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.