A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo promove, no próximo dia 25, um invulgar Passeio de Motas Clássicas e Motorizadas. A concentração decorrerá a partir das 09h, na Casa do Povo, estando o início do evento marcado para as 10h. No final, haverá convívio e, com surpresas à mistura, será servida Pá de Porco.
Serão 15€ por participante e 7,5€ por acompanhante.
Dar ‘voz’ aos escapes das motos não deixa de ser uma forma original de gritar a Liberdade que Abril restituiu. Que seja um saudável e profícuo convívio, são os nossos votos.
Semana maior
O Domingo de Ramos foi intensamente vivido pela Paróquia de Santa Marta de Portuzelo, sentindo e emocionando-se com os contrastes trazidos pela liturgia, que a paróquia vive desde há muitos anos nesta celebração. Na verdade, se há dois mil anos se gritavam hossanas Àquele para quem logo depois se pedia a morte, também aqui a paróquia entoa hossanas e exibe ramos de palmeira, pela manhã.
À tarde, porém, guiados pelo Santo Lenho, rumam a Santa Martinha, onde mora a imagem do Cordeiro Imolado, o Senhor dos Passos, na capela com o seu nome. Daí o acompanham para terrenos mais nobres, nas imediações da igreja paroquial, para momentos de elevada reflexão, numa bela demonstração da força e beleza da liturgia, ajudada pela oratória do pregador, na circunstância o pároco, Rev. P.e Christopher. Na emoção do encontro da imagem de sua Mãe (que a objetiva de José Capela nos proporciona e que agradecemos), o silêncio no olhar de Nossa Senhora das Dores na direção de seu Filho competia, no íntimo dos presentes, com o grito de “BASTA” (vindo do pregador) de uma guerra em que, como em qualquer outra, ninguém ganha e todos perdem, num mundo para muitos cruel e injusto, em boa medida sustentado pela quota-parte de culpa de cada um de nós. De volta aos seus aposentos, na Procissão dos Passos do Senhor, a oblação invade os espíritos e cada um se interroga até que ponto se dá por Quem totalmente Se doou por todos e cada um, sem exceção. Mas, em excurso a Tolentino Mendonça, «o Jesus pascal revela-se o ícone da esperança que somos chamados a transportar no tempo, aconteça o que acontecer.»
Feliz e Santa Páscoa para todos os leitores e assinantes.