O projeto de Stand Up Paddle para Todos da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do IPVC foi premiado com uma menção honrosa no âmbito do Desporto + Acessível. A entrega aconteceu na última quinta-feira na Biblioteca Municipal e a sessão contou ainda com a assinatura do contrato programa Tóquio 2025 e do programa de preparação surdolímpica Tóquio 2025.
O autarca Luís Nobre enfatizou a importância do desporto “enquanto uma grande família”.
“Temos que criar a verdadeira inclusão, sendo que este evento tem um significado especial para Viana do Castelo, que acredita nas políticas de inclusão e que tem um conjunto de políticas para ser um município inclusivo, onde mostra resultados”, dando como exemplo o projeto Náutica para Todos, em parceria com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo.
O Prémio Desporto + Acessível, desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, distingue projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social. Em 2023, foram apresentados 56 projetos, envolvendo 5301 pessoas com deficiência, tendo o prémio sido atribuído ao projeto “Sailing4All” do Sporting Clube de Aveiro, que promove a inclusão, socialização e o desenvolvimento de competências motoras, psicológicas e sociais em crianças e jovens portadores de dificuldades intelectuais e de desenvolvimento e/ou incapacidades motoras.
Na sessão foi também assinado o contrato programa para 2023 para os Jogos Surdolímpicos Tóquio’2025, que se realizarão na capital japonesa de 15 a 26 de novembro de 2025. Os Jogos Surdolímpicos Tóquio’2025 integram 21 modalidades no seu calendário desportivo que se irão disputar em 17 arenas de competição com a participação estimada de 3.000 atletas de 80 países.