Hoje, 26 de julho, por volta das 11h00 da manhã, vai ser realizado um exercício de voo em Arcos de Valdevez, na zona do Baloiço de Mezio. Neste exercício, o UAV-ART (Alameda Research Team) irá demonstrar as capacidades de voo do seu aeromodelo, simulando o ambiente de monotorização e prevenção de incêndios. Além disso, o exercício será acompanhado de uma apresentação do projeto e dos seus objetivos a diversas entidades com foco em proteção florestal que decorrerá antes da demonstração de voo. Desta forma, serão demonstradas, num contexto real, as capacidades dos aeromodelos que o UAV-ART desenvolve.
O UAV-ART (Alameda Research Team) é um projeto fundado em 2018, que se integra no AeroTéc (Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico) e conta atualmente com cerca de 40 membros, todos alunos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. O projeto tem como objetivo a projeção e construção de raiz de aeronaves autónomas, cuja finalidade é a monitorização de florestas e prevenção de incêndios.
Através da recolha e transmissão de vídeo em tempo real, os aeromodelos poderão ser capazes de monitorizar regiões de elevada incidência de fogos sem um risco humano elevado associado, ajudando assim na prevenção e combate.
Arcos de Valdevez foi o local escolhido, nomeadamente o Parque Nacional Peneda-Gerês por ser o único parque nacional em Portugal e uma das suas maiores reservas naturais de biodiversidade e património cultural. Posto isto, evitar a propagação de incêndios nesta região é um feito com benefícios incomensuráveis para a preservação da natureza. Arcos de Valdevez, um dos concelhos que engloba este parque, torna-se um dos locais ideais para a realização de um exercício em contexto real dos nossos aeromodelos, devido à sua localização geográfica, proximidade com o Parque Nacional Peneda-Gerês e abertura a iniciativas inovadoras e tecnológicas como é o projeto UAV-ART.