Queimada do moinho

Já em plena primavera e no mês das flores, está aí o regresso – depois do interregno de 2019 até à atualidade – e a primeira sexta-feira’13 do ano 2022. Em maio, e já com os campos em flor, regressa uma atividade que já faz parte do calendário cultural da nossa região. A 13 de maio, a autarquia de Vila de Punhe em conjunto com o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto vão organizar uma caminhada noturna ao Moinho do Inácio.

Esta iniciativa denominada de “Queimada no Moinho”, vem no seguimento das várias organizadas no âmbito da “Sexta-feira’13 Queimada”, a referir: “Queimada na Pegada”, “Queimada no Calvário”, “Queimada no Santinho”, “Queimada no Velasco”, “Queimada na Pedra da Mulher”, “Queimada na Mesa dos Três Abades”, “Queimada na Lagoa da Infia”, “Queimada no Picoto” e “Queimada no Mercadinho”.

A caminhada noturna ironiza o espírito de misticismo que envolve a sexta-feira’13 para, num ambiente de convívio, juntar aventura com cultura. Situado no lugar dos Regos, o Moinho do Inácio, que já existia pelo menos em 1837, localiza-se na margem esquerda do ribeiro do Roques, com uma envolvência arborizada, um lavadouro, uma eira e um espigueiro em pedra.

Com o ponto de partida no adro da igreja paroquial de Vila de Punhe, os caminhantes rumarão ao lugar dos Regos, mais concretamente ao Moinho do Inácio para assistirem à coreografia e ao esconjuro, bem como para provarem a queimada galega. O percurso, antes de entrar no recinto do moinho percorrerá diversas ruas da freguesia. O ambiente será de festejo com os bombos e os cantares, mas estejam vigilantes e tomem cuidado com as manhãs que despontarão no decorrer do percurso.

A autarquia e a associação revelam que é viável, com resultados seguros e motivadores, melhorar a oferta cultural, trabalhar em cooperação e promover a participação das pessoas e das instituições. O Luar’13, o projeto “Idoso + Ativo” e as Cantadeiras do Vale do Neiva continuarão como parceiros e estarão envolvidos na animação.

São estas iniciativas reconhecidas que proporcionam o convívio, a coesão e cooperação, como também hábitos saudáveis e uma necessária sensibilização para o património natural e cultural da nossa região.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.