Faleceu no dia 12 do corrente mês. Era esposa de Fernando Castro e Sousa, habitual colaborador deste Jornal e criador do Concurso de Quadras das Festas d’Agonia. E foi no Concurso deste ano que a Raquel ganhou o 5º prémio. Apesar de muito fragilizada, dado a doença que a apoquentava desde longa data, internada no Hospital de Santa Luzia, apresentou esta bonita quadra – como regularmente fazia, com êxito – que o Júri soube premiar: “Viana veste-se d’oiro / Em dias de Romaria… / Assim se veste minh’alma / Na Senhora d’Agonia.”.
Era Natural de Monserrate, com nascimento em 1944, onde viveu largos anos, e fez o ensino secundário na Escola Comercial e Industrial de Viana do Castelo. Transitou depois para a Escola Josefa de Óbidos, em Lisboa, onde completou a sua formação para o exercício da docência.
Foi professora, na Escola Comercial e Industrial de Fafe. Mais tarde optou pelo trabalho na Segurança Social, onde se manteve como funcionária pública até à idade da aposentação.
Apaixonada pela literatura e apreciadora de poesia, o marido considerou-a “a primeira analista e crítica da sua produção poética”.
Ao Fernando e aos filhos Jorge, Nuno e Fernando, apresentamos sentidas condolências.
G.F.M.