Reabriu o Consulado Honorário em Nice

Author picture

É gratificante dar conhecimento à comunidade portuguesa, em particular aos residentes da Região Sudeste da França, da reabertura do Consulado Honorário em Nice. Em tempos, esta área consular funcionou durante um período restrito, porém, desde que a única funcionária adoeceu, encerrou, podendo assim julgar-se que o governo português está pouco preocupado com os problemas dos seus compatriotas emigrantes. Felizmente, por solicitação de cidadãos empenhados, e com o incentivo oportuno do empresário Joaquim Pires, no passado dia 16 de janeiro, com duas funcionárias, reabriu este escritório Consular 

No entanto, desde a sua abertura, faz algumas semanas, de novo adoeceu uma funcionária, sendo a única a trabalhar insuficiente para atender a muita gente que procura os serviços do Consulado. É incompreensível que o Governo de Portugal não seja rápido a agir no sentido de servir os direitos e interesses legítimos de mais de 30 mil portugueses a residirem nesta região de França.

Diga-se, ainda, que, para quem vem de longe, dos departamentos Alpes-Marítimos – 06 e Var -83, ou seja da Côte d’Azur, para aceder à artéria central de Nice, onde se localiza o Consulado, o acesso é complicado, se bem que conveniente para quem mora na Ville de Nice. Convém salientar que, o Consulado Geral de Portugal em Marselha, fica distante 202 kms de Nice. Roga-se, portanto, para que haja alguém consciente no Governo de Portugal para que, com urgência, sejam encontradas soluções que remedeiem estes problemas, já que tal situação é inaceitável para a nossa comunidade. 

Nota saliente: convém lembrar que, durante o corrente ano, a partir do mês de abril, até ao final de 2023, o escritório Consular em Nice estará encerrado nos 13 dias em que haverá feriados portugueses e franceses. É inacreditável que os governantes de Portugal não tenham na devida conta a imensa ajuda económica que advém da emigração portuguesa espalhada pelo mundo, já que, anualmente, o país recebe de remessas o equivalente a 3,700 biliões de euros? Afinal, como é usado esse dinheiro no desenvolvimento de Portugal?

As marcações só estarão disponíveis a partir do mês de abril, dado que em fevereiro e março tal já não é possível. Para outros esclarecimentos, o Centro de Atendimento Consular atende, desde 2 de novembro de 2022, os pedidos de informações pelo telefone 01 73 01 16 80, dias úteis, entre as 9h e as 17h, ou por escrito, através do formulário de contacto disponível em: https://eportugal.gov.pt/web/centro-de-atendimento-consular/formulario

José Rego

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.