Recuperada celebração do aniversário da freguesia

Completaram-se no dia 29 do mês findo, duzentos e vinte e nove anos sobre a criação do concelho de Vila Nova de Lanhezes, situação administrativa atribuída por D. Maria I, por Decreto de 29 de abril de 1793, o qual viria a ser extinto cerca de 42 anos depois passando a fazer parte do concelho de Viana do Castelo.

No exercício do mandato de Ezequiel Vale como presidente da Junta de Freguesia, foi criado o “DIA DA FREGUESIA DE LANHESES”, passando a partir de então a ser promovida anualmente uma cerimónia especial da celebração da efeméride, da qual consta uma homenagem em forma de coroa de flores a realizar junto do sarcófago dos Ricalde existente na Capela Mor da igreja paroquial de Lanheses, e de uma sessão pública que decorre na sede da Junta de Freguesia. Não obstante a relevância e aceitação pública da realização do inédito ato cerimonial, a celebração viria a ser interrompida durante alguns anos após a saída de Ezequiel Vale da liderança da Junta, sendo no ano corrente reposta a continuidade formal da celebração.

Sem pompa e circunstância, na retoma foi recuperada a agenda habitual cumprindo-se o cerimonial na Igreja com a participação do representante da Casa dos Condes de Almada, detentores da heráldica dos Ricaldes, e do presidente da Junta em exercício Filipe Rocha. Posteriormente, pelas 18h30 de sábado dia 30 do mês findo, antes do início dos trabalhos da Assembleia de Freguesia convocada para este dia e hora, obtido o assentimento do presidente da Assembleia, José Carlos Bastos, foi iniciada por Filipe Rocha a sessão dedicada ao Dia da Freguesia de Lanheses realçando o significado do ato criado pelo seu antecessor, dando a seguir mais conteúdo e relevância ao tema com recurso a um texto constante do livro lançado por Ezequiel Vale com o título “Lanheses A Preto e Branco”. Tendo sido concedida a palavra a quem desejasse pronunciar-se sobre o tema da celebração, o líder do PSD usou a prerrogativa para realçar a recuperação da efeméride celebrada em cerimónia pelo órgão autárquico local da “data de referência para todos nós e um legado de celebração que devemos preservar”.

No Auditório Prof. Gabriel Gonçalves da Junta de Freguesia onde decorreu a sessão, estiveram presentes os representantes eleitos nas últimas eleições e os correspondentes órgãos autárquicos, registando a plateia apenas três assistentes.

Um grupo de alunos da Escola de Música Amadeus que retomou a atividade de ensino de música que havia suspendido em Lanheses há já alguns anos, interpretou dois números musicais a solo ao piano e em grupo na flauta.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.