As obras da rede de saneamento das freguesias de Deocriste e Deão irão ter o seu início a curto prazo, resolvendo assim uma necessidade das populações residentes, que se calcula que irá beneficiar cerca de 1000 utentes das duas localidades.
A adjudicação desta obra, que terá um investimento de 2,3 milhões de euros, teve a participação dos autarcas das duas Uniões de Freguesias, Armindo Fernandes e Carlos Fraga na cerimónia de assinatura, na presença do presidente do município Vianense Arq. Luís Nobre.
Na freguesia de Deão, a cobertura da rede de saneamento que cobria cerca de 20% irá assim aumentar para 80% e na freguesia de Deocriste em que a cobertura da rede era quase residual irá ter uma percentagem de cobertura de cerca 40%.
Avizinham-se tempos difíceis para a mobilidade das populações, já que as obras irão implicar cortes nas ruas e caminhos das freguesias envolvidas, foi avisando o presidente do município que pediu “resiliência e paciência” aos moradores, em prol de um bem maior que são a qualificação e coesão territorial e qualidade ambiental.
Enaltecemos o trabalho e esforço dos autarcas envolvidos e as suas preocupações em proporcionar melhor qualidade de vida às populações residentes.
Para memória futura, registámos o apelo para que no caso da freguesia de Deocriste os cerca de 60% de moradores que não irão ter acesso a este serviço básico, não tenham de esperar muitos mais anos por esta importante necessidade.