Nos dias 02 e 03 de fevereiro, o Viana Remadores do Lima organiza a VI Regata Internacional de Fundo. A prova vai juntar 223 atletas de quatro países. No sábado, a prova sprint decorre na antiga doca comercial, onde está atracado o navio Gil Eannes.
“Queremos que o Centro de Mar seja cada vez mais vivido pelos vianenses”, referia o vereador do Desporto. Vítor Lemos considerava que esta Regata é “uma das maiores provas da Península Ibérica de remadores de fundo”. Adiantando que estas iniciativas são “muito importantes para o concelho e região”, uma vez que participam atletas de França, Inglaterra e Itália, assim como equipas portuguesas.
O presidente do Viana Remadores do Lima explicava que “o objetivo é preparar as equipas para os campeonatos de fundo”. José Esteves enaltecia a prova de sábado, a partir das 14h30, na Doca Gil Eannes. “É o terceiro ano que fazemos na Doca e queremos trazer a modalidade para o centro da cidade”.
De Inglaterra participam duas equipas, duas equipas francesas, 12 italianas e 99% das equipas portuguesas. No total serão 45 atletas femininas e 178 masculinos.
O evento desenrola-se em dois dias consecutivos. No sábado, pelas 14h30, realizam-se um conjunto de 20 regatas de Sprint na distância de 400 metros na Doca Gil Eanes de Viana do Castelo e no domingo, pelas 14h, regata de fundo em circuito, na distância de 6.500 metros, com saída na Praça da Liberdade e chegada em frente ao Centro de Remo.
Estão em disputa, para além do troféu idealizado no âmbito de um concurso levado a cabo pelos alunos finalistas do curso de artes da Escola Secundária de Santa Maria Maior, um prémio monetário de 1425 euros.