A Junta de Freguesia de Lanheses, do concelho de Viana do Castelo, deu início aos trabalhos da primeira fase de requalificação do designado Parque Verde, com o fim de dotar aquele magnífico espaço natural das condições essenciais para o seu completo e adequado aproveitamento, dotando-o de um local próprio para acolhimento de crianças, ou Parque Infantil.
O espaço escolhido situa-se no lado direito do fim da Avenida Rio Lima, perto da zona dos pinheiros mansos e vem ao encontro das aspirações e interesses de famílias com crianças, bem como dos estabelecimentos oficiais existentes na freguesia.
Para a segunda fase, a Junta de Freguesia propõem-se reabilitar o circuito de manutenção com vista a converter o Parque Verde num espaço de referência como área de lazer e de prática de atividades ao ar livre, o qual passa pelo bosque de Linhares.
Nos trabalhos agora iniciados houve a preocupação de não desvirtuar a essência natural do Parque, sendo escolhidos com critério, os materiais e os equipamentos instalados em harmonia com a flora autóctone do local, não obstante ter obrigado a uma compensação dos encargos assumidos.
O Parque Verde de Lanheses vem merecendo da Junta de Freguesia um apurado cuidado no arranjo e na manutenção de todo o espaço, conservando-o limpo e arranjado. Decente.
Porém, nem sempre quem dele se serve, sabe conservá-lo limpo e estimado, deixando dispersos pelo chão algo do que não consomem, sejam garrafas meio-cheias ou vazias, copos plásticos, tampinhas, guardanapos, maços e pontas de cigarros e variados detritos, não se dando ao cuidado de utilizar os recipientes do lixo colocados, à mão de semear, em vários pontos do recinto, e, não raro, deterioram ou mesmo arrancam as placas de sinalização ali existentes. Quem assim procede, vem ao local errado. O Parque Verde acolhe de bom grado quem é civilizado.
ROMARIA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES
Com matriz estritamente religiosa, a Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, em Lanheses, irá realizar-se no decorrer desta semana, entre os dias 17 (sexta-feira) e 26 (domingo).
O programa, adaptado às circunstâncias do momento cujas regras de saúde pública limitam o ajuntamento de muitas pessoas em atos públicos, decorre na igreja paroquial com a celebração Eucarística e com sermões, e a realização de duas procissões com organização e itinerários inéditos a percorrer todos os lugares da freguesia.
Na sexta-feira, pelas 20 horas, sairá da igreja local o andor de Nossa Senhora de Fátima, e no domingo, pelas 14h30, o andor com a original imagem do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades. Transportado num veículo automóvel cumprirá, de modo inédito, a razão e a essência da tradicional Romaria.