Rodrigo Cerqueira Moreira é o bebé do ano

O primeiro bebé do ano do distrito de Viana do Castelo nasceu às 00h02 e chama-se Rodrigo Cerqueira Moreira. A mãe, Sara Cerqueira, de 30 anos, e o pai Henrique Moreira, 27 anos, receberam o primeiro filho no segundo minuto do dia 01 de janeiro.

Com 3,65 quilos e 50 centímetros, o bebé encontra-se “bem de saúde” e saiu, na companhia dos pais, do hospital de Santa Luzia no dia 03 de janeiro.

Era um filho muito desjado”, diz Sara Cerqueira, natural de Viana do Castelo, mas a residir em Vila Verde, a terra do pai. A mãe confessa que “é tudo novo. Estamos os três a aprender, porque é tudo novo para nós”.

O parto foi por cesariana, quando a gravidez chegou às 41 semanas. “O parto foi de cesariana e de emergência. Já devia ter nascido no dia 26 de dezembro”, refere a mãe.

A diretora do serviço de Obstetrícia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho revela que “nasceu com 41 semanas, que é o nosso limite em termos de segurança”. Paula Pinheiro adianta que “não quis sair pela janela, tiramos pela porta”.

A responsável pelo serviço de Obstetrícia dá conta que nos últimos dias nasceram muitas crianças na ULSAM. No dia 26 de dezembro, foi o máximo com 12 nascimentos. Seis, no dia 25 e cinco no dia 01 de janeiro de 2023.

Acompanhando a média nacional, o departamento de Obstetrícia regista também nascimento de cidadãos imigrantes. “No segundo semestre de 2022 notamos um aumento de incidência de partos de mulheres que vieram de fora, maioritariamente do Brasil”, informa Paula Pinheiro.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.