Em reunião geral do pretérito dia 15 de janeiro, ficou conhecida a nova Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta de Portuzelo.
Da sua constituição constam, como Presidente: Padre Christopher Sousa; Vice-Presidente: Júlia Castro; Comunicação e marketing: Diogo Pinheiro e Rosa Maria Pereira; Secretariado: Carla Pereira; Logística e aprovisionamento: Hugo Borlido e Marco Gomes. Saudamos a chegada à direção de Carla Pereira, Carla Sales, Hugo Borlido e Marco Gomes. A Aurora do Lima deseja a todos as maiores felicidades e sucesso, forma de a romaria poder manter o brilhantismo que vem evidenciando, na maior parte dos anos. Saudamos, também, aqueles que deixaram o formalismo de pertencerem ao núcleo diretivo, pela sua dedicação e trabalho, demonstrável no nível que a romaria de 2022 atingiu. E dizemos ‘formalismo’ pois se há algo que possa ser ‘imagem de marca’ em Santa Marta, é o facto de a grande maioria daqueles que já integraram as comissões centrais ou alargadas, jamais deixarem de cooperar com quem está incumbido de tomar decisões. São eles, afinal, que alimentam a ‘chieira’ de que os santamartenses tanto se orgulham. E que falta todos vão fazer, porque vai ser necessário ‘arregaçar as mangas’ para garantir umas festas que não desmereçam das melhores, pois na referida reunião se ficou a conhecer as contas e delas constam que os 15.000 euros de saldo foram consumidos pelo excedente de despesas. Estamos certos que a imaginação dos responsáveis e uma sábia motivação, que lhes reconhecemos, farão com que a inflação seja contornada e o necessário “milho” apareça. A importância ‘engolida’ representa 50% dos donativos dos residentes. Poder-se-á, eventualmente, começar por aí.
O certo é que, em 2022, a despesa foi de € 114.369,93 e a receita de € 99.317,81. Uma freguesia que, durante a pandemia, encontrou nos responsáveis a resiliência para louvar condignamente a sua e nossa padroeira, Santa Marta, preservando o essencial, também saberá ultrapassar novos desafios.
E a verdade é que já tem planeadas novas iniciativas, além do teatro/revista.